Desenvolvimento Econômico
Postado em 22 de setembro de 2013 as 19:00:15
“Saímos de Salvador para prestigiar esta inauguração, porque achamos que é um ponto positivo que deve ser reverberado em outras cidades”

Chega-se, agora, ao segundo motivo: foi justamente essa a data escolhida pela Administração Municipal para entregar oficialmente à comunidade a Praça da Juventude, o novo equipamento público de que a população jovem, em especial, dispõe para poder se divertir e se expressar. Construída no entorno da Reserva Ambiental do Poço Escuro, no bairro Guarani, a obra é resultado de uma bem-sucedida parceria entre o Governo Municipal e o Governo Federal.
Uma das principais realizações do Governo Municipal no que diz respeito a juventude foi a transformação das demandas juvenis em políticas institucionais, com a criação da Coordenação Municipal da Juventude. Através dessa instância governamental, ocupada por Rudival Maturano, a Prefeitura mantém diálogo permanente com a juventude, por meio das representações de seus vários segmentos.
A fim de reconhecer a importância do fato de o poder público levar em consideração a importância de ouvir o que diz o público jovem, representantes de movimentos juvenis participaram da programação do domingo, 22. Confira o que eles pensam a respeito da entrega oficial da Praça da Juventude – e, por extensão, das demais ações em benefício do púbico jovem, desenvolvidas pelo Governo Municipal:
“Um aparelho como a Praça da Juventude é importante porque valoriza a produção cultural do jovem, ao mesmo tempo em que abre um espaço de inserção desse público na produção e reprodução da cultura. Que a gente consiga fazer dela um espaço de permanente ação jovem, seja do hip hop, da capoeira, das mulheres, dos movimentos coletivos políticos e culturais que estejam aqui, ocupando e desenvolvendo atividades que dialoguem com a cidade. Saímos de Salvador para prestigiar esta inauguração, porque achamos que é um ponto positivo que deve ser reverberado em outras cidades e, principalmente, na capital do Estado, que, infelizmente, não tem nenhum aparelho de juventude. O interior vem dando mais um exemplo de que constrói isso no dia a dia. É política pública de verdade para a juventude, com aparelho cultural e a juventude aqui, participando e construindo em conjunto” –Tâmara Terso, da Marcha Mundial de Mulheres.
“A iniciativa é de fundamental importância para a juventude, tendo em vista fornecer um maior acesso à cultura, ao lazer, ao esporte, a fomentar mais políticas de juventude para que, de fato, essa juventude possa ter um espaço e também se torne protagonista desse processo. Hoje, a juventude não é só o futuro, é o presente também. É preciso saber lidar com ela através de políticas públicas vitoriosas como essa. É muito importante que o poder público traga políticas públicas, principalmente para as áreas periféricas da cidade para que, através delas, os jovens das periferias vão ter mais oportunidade. Inclusive, para que ele seja retirado da criminalidade e possa produzir sua cultura, tendo acesso ao lazer e se tornando protagonista enquanto juventude – e principalmente juventude negra, que é a maioria nas periferias da cidade” –Rodger Richer, do Coletivo Enegrecer.
“Esta praça reforça o protagonismo da juventude porque nela a própria juventude pode ocupar seu espaço. É uma importante política pública, principalmente porque está num bairro periférico, e dá mais oportunidades a essa juventude. E o mais importante é que a juventude protagonizou tanto a construção da praça quanto a programação da inauguração. Foi a gente que escolheu tudo o que ia fazer. Além de toda a parte do Governo Municipal, a juventude pôde ocupar e debater sobre o que ela queria para a sua própria praça. É muito importante a união do Governo Municipal com os movimentos da juventude” –Etna Kaliane, do Coletivo Kizomba.
“A gente compreende que a juventude precisa ter espaços de cultura, lazer, entretenimento, acesso à internet e esporte num lugar só, onde ele dialogue com os outros jovens da sua cidade, que têm realidades diferentes. A Praça da Juventude consegue garantir que a juventude de Conquista esteja aqui dialogando sua posição com o jovem dentro do município. A gente espera que a praça tenha essa condição de interagir. Que toda a juventude de Conquista venha aqui, participe, interaja, construa política, cultura e lazer. Que este, de fato, seja um equipamento utilizado pela juventude para se qualificar cada dia mais. Com isso, a gente ganha em educação, saúde e lazer” –Caio César de Souza, vice-presidente da União dos Estudantes da Bahia.
“A proposta da Praça da Juventude é muito importante. É específica para a juventude de Vitória da Conquista, e possibilita um espaço de discussão coletiva. É importante no sentido de possibilitar que as organizações de juventude que fazem diversos tipos de trabalhos culturais da cidade possam se encontrar para congregar ideias e, assim, pautar um processo político popular para a juventude de Vitória da Conquista” –Guilherme Ribeiro, do Levante Popular da Juventude