Na manhã desta quinta-feira (27), uma roda de conversa sobre a atuação das forças de segurança pública na abordagem de crianças e adolescentes, reuniu representantes da segurança pública e da assistência social em Vitória da Conquista no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), no Shopping Boulevard. Promovido pelo Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o evento teve como principal objetivo aprimorar o atendimento realizado por estas forças voltadas ao público infanto-juvenil.

A roda de conversa é uma etapa formativa e importante para a construção de redes de proteção e cuidado para crianças e adolescentes em Vitória da Conquista, destacando a colaboração entre diversas instituições e a promoção de um atendimento que prioriza a segurança e o bem-estar dos mais vulneráveis.

Para conduzir o tema, foi convidado o representante do Unicef do Rio de Janeiro, Marcos Kalil, que enfatizou a importância do diálogo entre as forças de segurança e a proteção infantil e abordou a necessidade de os profissionais de segurança serem treinados com protocolos que assegurem abordagens adequadas e protetivas para crianças e adolescentes, sejam elas vítimas de violência ou não. “Nosso objetivo é dialogar sobre os princípios constitucionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como trocar experiências concretas para que os profissionais se sintam qualificados para realizar suas atividades de maneira adequada,” acrescentou Marcos.

Marcos

Além da Semdes, representantes do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar participaram da formação. O subcomandante da Guarda Municipal, Manoel Soledade, ressaltou que a Guarda já adota procedimentos em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente. “A nossa atuação respeita os princípios constitucionais e a legislação que garante os direitos humanos. Hoje, contamos com nove agentes especializados participando dessa capacitação, que é fundamental para nossa Patrulha Araceli e para o grupo de proteção preventiva comunitária,” explicou Soledade.

Soledade

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou os avanços na proteção integral de crianças e adolescentes. “A Prefeitura e o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede estão comprometidos em garantir que os direitos de crianças e adolescentes sejam sempre preservados, especialmente em contextos de violência. Nosso objetivo é melhorar os indicadores de violência e tornar Vitória da Conquista uma cidade mais segura para nossas crianças e adolescentes,” declarou Michael.

Michael

Ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes 

O município de Vitória da Conquista se destaca nacionalmente na proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, especialmente após a implementação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente e do Complexo de Escuta Protegida e o fluxo de atendimento integrado. Com essa estrutura consolidada, o município avança para alinhar os protocolos de atendimento entre as forças de segurança pública e as ações do selo Unicef.