Notícias
Postado em 13 de junho de 2014 as 09:23:13
Pontos em discussão como inclusão, acessibilidade e envolvimento da sociedade foram destaques no encontro
Com o firme propósito de garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência física, representantes da Administração Municipal se reuniram para debater formas de fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse público. O encontro aconteceu no Gabinete Civil, nessa quarta-feira, 11.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes falou sobre a importância da reunião no que se refere a discutir estratégias para a acessibilidade. “Por meio de encontros como esse, vamos intensificar a atenção voltada para a inclusão social como um todo”, explicou o gestor.A ideia é formar um núcleo permanente de discussão.
A professora ligada à Secretaria Municipal de Educação, Rozilda Magalhães, destacou que, em 5 anos, Vitória da Conquista teve um avanço em relação à inserção de alunos surdos em escolas regulares de ensino. “Hoje, são 48 alunos com surdez matriculados. É um um passo importante na educação municipal”, ressaltou.
Entre outros membros do Governo Municipal, também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.
Política Nacional de Inclusão– Em 2013, Vitória da Conquista aderiu ao Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal. Executado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o plano visa implementar novas iniciativas e intensificar ações desenvolvidas pelos governos em benefício das pessoas com deficiência.
Segundo resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2010, o país possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Entretanto, o conjunto de ações visa alcançar todos os brasileiros, para que a inclusão realmente aconteça.