Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 21 de julho de 2024 as 21:55:42 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:08:23
O chefe-geral da unidade de mandioca e fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Francisco Laranjeiras, esteve em Vitória da Conquista, na última sexta-feira (19), para conhecer os projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), realizados na Fazenda Experimental, e discutir termos de uma cooperação técnica entre as instituições para o desenvolvimento de novos projetos.
Localizada no distrito de Bate Pé, a Fazenda Experimental “Pedra Mole” é mantida pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover estudos e melhoramentos de culturas regionais com potencial produtivo e a viabilidade de projetos que levem esta tecnologia aos agricultores locais. Um desses projetos, o “Umbu Gigante”, foi o principal motivo da visita do representante da Embrapa ao município.
No local, Francisco teve a companhia da equipe técnica da SMDR e por ela foi levado a conhecer o espaço cuja área de 10 hectares comporta o projeto de umbu, que se une aos projetos: “Citrus do Futuro” e “abelhas sem ferrão” (Meliponicultura), que estão em sua etapa inicial. Lá ele visitou o viveiro, que chega a produzir, aproximadamente, 3 mil mudas por ano, além das variedades de umbuzeiros plantadas, já adultas, e que neste período do ano estão na fase de troca da folhagem.
Do agrônomo da SMDR e pesquisador responsável pelo projeto do Umbu Gigante no município, Dilermando Fonseca, o dirigente da Embrapa ouviu sobre a infinidade de formas de consumo da planta, que podem ir desde a polpa do seu fruto – a forma mais conhecida, até a raiz principal do umbuzeiro jovem que é também comestível. Provando-a, Francisco atestou que o tubérculo do umbuzeiro é algo que se assemelha a uma cenoura, clara, um pouco mais delicada e levemente adocicada, que pode ser apreciada e introduzida na gastronomia tanto em conserva quanto in natura.
Também presente na visita, o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, celebrou a vinda do representante da Embrapa, que para ele representa um enorme respaldo para as ações da Prefeitura no desenvolvimento de projetos rurais. “Contatamos a Embrapa há uns dois meses atrás para apresentar nossos projetos e também à procura de uma cooperação técnica, tendo em vista a excelência deste órgão na pesquisa agropecuária e que é reconhecida mundialmente. Estamos muito felizes com a vinda do chefe geral e com certeza teremos, em breve, mais avanços no desenvolvimento destes programas”, afirmou Breno.
O chefe da Embrapa salientou que o objetivo da visita foi conhecer o projeto e conversar com a equipe da SMDR sobre as possibilidades de firmar um acordo de cooperação. “É interesse da Embrapa formalizar parcerias. Ao invés de estabelecer um programa de pesquisa específico para o umbu, a gente está procurando analisar quais instituições já têm programas, especialmente o umbu gigante e Vitória da Conquista apresenta pioneirismo neste trabalho”, declarou.
O dirigente também ressalta que o próximo passo será estabelecer as tratativas de cooperação entre os órgãos, que deverá acontecer em breve. “Muito se fala do umbu e também do umbu gigante, do ponto de vista de mercado, nada mais natural do que um fruto maior, chame mais atenção do consumidor. Então, nesse sentido, o município está na linha de frente buscando realmente chamar mais atenção para o umbu gigante, embora outros tipos de umbu sejam também relevantes. Vamos agora designar uma equipe técnica, que vai discutir o plano de trabalho, e a partir daí é formalizar a ideia”, complementou Francisco.