O Mutirão de Renegociação de Dívidas, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), segue até quinta-feira (10), na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), com negociações por telefone e presenciais.

Serviços da Embasa e da Coelba e as instituições bancárias Caixa Econômica e Santander também estão com estandes para que o acordo de renegociação entre os consumidores conquistenses e as empresas seja fechado lá mesmo.

A gerente de pessoa física do Santander, Tatiane Fontana, explicou que os acordos são para todos os clientes que tenham atraso com o banco e que queiram negociar. “Fomos convidados pelo Procon para poder vir e tentar ajudar o consumidor a regularizar seus débitos e também a instituição bancária a recuperar aqueles valores que estão em atrasos”, comentou.

Para a agente assistente administrativo da Embasa, Ada Cristina Porto, o mutirão está sendo bem proveitoso. “As negociações estão sendo aceitas pelos usuários e eles estão voltando a consumir novamente a água. Geralmente quem parcela está recebendo também o desconto, paga a entrada e já solicita a religação”, disse.

Júlio Andrade de Oliveira, de 55 anos, morador da Fazenda Santa Marta, soube do mutirão pela televisão. “Falei: ‘eu vou lá pra conseguir quitar minhas contas, baixar pelo menos o total’. Eu vim e foi rápido, de repente eu consegui ajeitar tudo. Foi uma benção pra mim”, contou.

A partir de hoje (7), o Banco do Nordeste também está no espaço Glauber Rocha, das 9h às 16h, com a ação Desenrola BNB. A negociação vai ser diretamente entre o consumidor e a instituição bancária, não necessitando de senha do mutirão.

“Pra quem tem interesse em liquidar as dívidas que estão em atraso, é só procurar a gente, trazendo o RG e CPF que a gente consegue estar atendendo”, explicou Patrícia Viana Costa, coordenadora de unidade do posto Bairro Brasil.