Como deve ser a captação de imagem

Com o intuito de facilitar o registro de acidentes viários em Vitória da Conquista e oferecer maior praticidade aos cidadãos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), desenvolveu, desde 2020, no período da pandemia, o Sistema de Declaração de Sinistro de Trânsito Eletrônico (e-Dat), no qual o próprio munícipe pode realizar o procedimento. Nos últimos seis meses, foi informada uma média de 300 registros mensais.

Jamilly Alves

O boletim gerado on-line possui o mesmo valor legal de um registro presencial, podendo ser utilizado junto às seguradoras ou em processos judiciais. E pode ser registrado até seis meses após a data do acidente.  

De acordo com a coordenadora de Trânsito da Semob, Jamilly Alves,  o registro on-line do e-Dat permite maior eficiência e rapidez no registro de ocorrências. “A ideia é melhorar cada vez mais o serviço prestado ao cidadão de Vitória da Conquista”, disse.

Após o registro da ocorrência, o órgão tem até 72 horas úteis para analisar o boletim. A resposta, que poderá ser para correção, deferimento ou indeferimento, será enviada para o e-mail informado no ato do registro da ocorrência. Para tanto, é fundamental fornecer um endereço de e-mail correto.

O e-Dat também permite anexar imagens dos veículos envolvidos no acidente, mas deve seguir um padrão obrigatório, para que o agente responsável pela validação do boletim tenha ampla identificação dos veículos. O sistema é totalmente intuitivo e segue alguns critérios específicos que já se apresentam logo após os termos e condições:

Caso a ocorrência não atenda a esses requisitos, não poderá ser registrada de forma on-line. Nesse caso, os envolvidos deverão solicitar a presença de uma equipe operacional do Simtrans, pelos números (77) 3229-3553 ou (77) 3229-3555. 

Para mais informações sobre o andamento da análise da ocorrência, o cidadão pode entrar em contato com o setor responsável pelo WhatsApp (77) 98856-4567.

Desde junho deste ano, a Semob é a única responsável pelo atendimento e registro de todos os acidentes de trânsito do município, sejam eles com vítimas ou não. Até então, o registro e atendimento de acidentes viários com vítimas era feito pela Polícia Militar. A mudança faz parte do processo de municipalização do trânsito de Vitória da Conquista.