Revitalização da Ceasa

Quem anda por Vitória da Conquista percebe que a Administração Municipal gosta da sua cidade organizada. Serviços de limpeza, ordenamento, infraestrutura, paisagismo e pavimentação são realizados por todos os lados.

“O governo tem avançado e trabalhado com muito amor. Estamos progredindo e as pessoas me abordam dizendo: ‘a cidade está ficando mais bonita’. A cidade ganhou um novo aspecto, um novo ar, graças a Deus”, declara o prefeito Herzem Gusmão. Só de pavimentação asfáltica são mais de 20 km. “Um asfalto que chama atenção pela qualidade. É asfalto para 20 anos”, garante o gestor municipal, que elenca as obras de infraestrutura e mobilidade urbana, em andamento.

Praça Vítor Brito

Elas estão em toda parte: no Centro, com as revitalizações da Ceasa e da Praça Vitor Brito; no bairro Patagônia, com a extensão da Rua Santa Catarina até a Av. Integração e a construção da praça Norberto Aurich; no Candeias, com a revitalização da Olívia Flores e a intervenção de trânsito no cruzamento entre as avenidas Brasil e Jorge Teixeira; e nos loteamentos Morada Real e Vila América, que ganham asfalto e serviços complementares como passeio, sinalização horizontal e vertical e dispositivo de drenagem (boca de lobo).

Asfaltamento no Morada Real

Emoção e alegria da população – E sabe quem recebeu logo nas primeiras horas desta sexta-feira (21), um banho de asfalto? Foi a Rua G do Morada Real. Lá, a Prefeitura, por meio da Emurc, também banhava os moradores de emoção e alegria . “Essa pavimentação tão sonhada é uma conquista que conseguimos pro nosso bairro. Sinto até uma emoção, uma vontade de chorar porque sabe o que é que é você passar 21 anos em um bairro sem asfalto? É sofrido. A gente sofria demais com poeira, lama, e graças a Deus estamos vendo este resultado. Estamos muito satisfeitos com este benefício”, diz Almir Inocêncio que, além de morador, há quatro anos tem um comércio na Rua G.

“Como cidadã de Vitória da Conquista, eu estou muito feliz com o trabalho da Prefeitura, pois tem muitos anos que resido no Morada Real e nunca havia tido asfalto em nossas ruas. Vivíamos numa situação precária. Agora o asfalto está chegando a nosso bairro e é uma alegria muito grande”, descreve a moradora Maria Aparecida Santos. Nos próximos dias, os moradores das ruas B, H, I e L também estarão celebrando a chegada da pavimentação asfáltica em suas portas.

Almir Inocêncio, morador e comerciante no Morada Real

Cuidado e qualidade nos serviços – A Olívia Flores é uma das vias mais importantes para a mobilidade urbana. A avenida ganhará nova pavimentação asfáltica e um novo sistema de drenagem. Os ciclistas e pedestres também vão se beneficiar com a ciclovia na malha asfáltica e calçada com piso regular (diferente do atual construído em pedras).

Essa semana, funcionários da Empresa Municipal de Urbanização de Vitoria da Conquista (Emurc) trabalhavam na instalação dos tubos PEAD, no canal de drenagem das águas pluviais, e de novos meios-fios. “Conquista cresceu para os quatro cantos e estamos fazendo essa obra com todo cuidado. Uma megaoperação da Emurc no sentido de dotar aquela avenida de uma drenagem extraordinária e de asfalto novo para durar 20 anos. Estamos primando pela qualidade”, relata Herzem.

Obras na Avenida Olívia Flores

E dá pra imaginar que essa empresa, que está a todo vapor, tinha uma dívida de mais de R$ 40 milhões, salários atrasados e fornecedores sem receber, quando a atual gestão assumiu? Pois é, o Governo Municipal reestruturou a Emurc e ela já tem até convite para atuar em outros municípios.

“Foi um milagre conseguirmos ressuscitar a empresa, mas a Emurc está viva e nós estamos contando com ela. Nós estamos preparando a Emurc não só para trabalhar aqui, mas também para levar a marca de nosso governo e da Emurc para outras gestões”, disse com entusiasmo.

Com todo esse cuidado da Prefeitura e qualidade no serviço prestado, a população só festeja: “É muito bom ver a cidade que a gente mora, sendo cuidada, sendo zelada com tanto carinho. Por onde a gente passa, a gente vai vendo o trabalho bom que a Prefeitura vem fazendo, não só nas ruas do Centro da cidade, mas também nos bairros periféricos. O progresso tem chegado, a gente pode ver isso. Isso é uma felicidade muito grande.”, comemora Cláudia Soares.

Cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Brasil