O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima foi palco, na noite desse domingo, 1º de setembro, da abertura da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. O evento, exibirá, até o dia 6 de setembro, mais de 40 filmes brasileiros, entre longas, médias e curtas-metragens recentes, produzidos em todo o país.

Débora Rodrigues

O público prestigiou o início da nona edição da Mostra e avaliou positivamente a iniciativa no sentido de democratizar o acesso a sétima arte. Para a estudante de Economia, Débora Rodrigues, a gratuidade do evento é muito interessante. “É uma grande oportunidade para a pessoas conhecerem filmes nacionais – e filmes muito bons inclusive -, pois o cinema ainda não é muito acessível”, destacou.

Adriano Maia

O professor Adriano Maia lembrou alguns objetivos da Mostra. “Vitória da Conquista é uma cidade diferenciada e agraciada com eventos dessa natureza, aqui está uma oportunidade para aproximação das pessoas com o cinema, formando novos públicos”, comentou.

Ana Cláudia Rocha

Também professora, Ana Cláudia Rocha, destacou a importância do evento. “A Mostra de Cinema já se consolidou como um evento que faz parte do calendário de cinema da Bahia e do Brasil. E o tema desta edição é muito interessante, pois é a recuperação histórica do Cine Madrigal, que foi muito importante para o lazer e a sociabilidade, ele está na lembrança de todo mundo que frequentou ali. As sessões das cinco, as matinês, eram famosíssimas. Todo mundo se arrumava e ia para o cinema no dia de domingo”, lembrou.

Além de filmes, a Mostra Cinema Conquista conta com conferências, cursos, oficinas e apresentações musicais.