Mais cinco músicas se classificaram para a final, marcada para sexta-feira, 13

O clima frio se manteve presente na segunda eliminatória do Festival de Forró de Vitória da Conquista, na noite desta terça-feira, 10. O público, no entanto, compareceu à Praça 9 de Novembro em número bem maior do que na primeira noite. E quem esteve por lá pôde se divertir – e dançar – ao som de mais dez canções inéditas do tradicional forró pé de serra. Cinco delas se classificaram para a final, assim como foi na primeira eliminatória e como também será na terceira, nesta quarta-feira, 11. Os quinze finalistas disputam a final na próxima sexta-feira, 13.

Enquanto não chega a noite da final, um público diversificado vai comparecendo a cada noite à Praça 9 de Novembro. Os motivos que os levam a estar ali são igualmente variados. De estudantes a trabalhadores em fim de expediente, passando por artistas, curiosos e produtores culturais, todos atraídos pelo som inconfundível da sanfona, do triângulo e da zabumba.

Joyce Lopes

‘Harmonia’ – Entre as prioridades de seu dia a dia, a estudante Joyce Lopes, 18 anos, certamente põe em primeiro lugar os estudos. Afinal, é isso o que se espera de alguém que pretende, no final do ano, tentar o Enem e o vestibular para Direito. Mas, por ora, com a proximidade do período de férias, e já em meio ao clima de São João e de Copa do Mundo, ela e os colegas se permitiram um momento de distração na noite desta terça-feira.

A turma havia acabado de sair da aula, num cursinho pré-vestibular do centro, quando percebeu a movimentação na 9 de Novembro. “A gente veio no embalo, viu o movimento e ficou aqui para ver. Fugir da rotina é muito bom. Estamos entrando no clima de São João antes de entrar de férias”, disse a estudante, que veio da cidade de Malhada de Pedras e aprovou a iniciativa da Prefeitura, que realiza o evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “É muito bom, porque incentiva a cultura nordestina, traz harmonia para a praça e para as pessoas”, afirmou.

Ramona Gonçalves e Izaías Júnior

‘Para prestigiar’ – Boa parte do público do Festival de Forró é formada pelas pessoas que saem do trabalho e, antes de seguirem para casa, fazem uma escala na Praça 9 de Novembro. O casal de comerciantes Izaías Júnior e Ramona Gonçalves faz percurso diferente: ao fim do expediente, eles fecham o negócio, vão para casa e, mais tarde – apesar do frio e da neblina –, retornam à praça para participar do evento. “A gente vai e volta todos os dias, para prestigiar”, explica Ramona.

Izaías aponta os motivos para tanta disposição: “Primeiramente, para prestigiar esse movimento que a Prefeitura está promovendo aqui. A gente vem para aplaudir, pois são artistas daqui da terra”. Segundo Ramona, o esforço vale a pena. “É só uma vez por ano e é a melhor festa que existe. Não podemos perder uma oportunidade como esta”, disse a comerciante.

Ela afirmou que, para o casal, o Festival de Forró está sendo uma espécie de prévia para o Forró Pé de Serra do Periperi, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. “Dia 18, a gente parte para lá”, avisou.

Conheça, por ordem alfabética, as músicas classificadas na segunda eliminatória do Festival de Forró:

“Lição de vida”
Compositor: Koala
Intérprete: Erlan Mohamed

“Na teia de guardar segredos”
Compositor: Graco Lima
Intérprete: Manno di Sousa

“Oração sertaneja”
Compositores: Geci Brito
Intérprete: Geci Brito e Grupo Pé de Serra

“Recordações”
Compositor e intérprete: Alex Baducha

“Naquela bela rede”
Compositor: Mateus Soares
Intérprete: Geisiane Cypriano