Desenvolvimento Social
Postado em 13 de novembro de 2013 as 21:15:11
“Estou qualificado, e agora?”. Este questionamento, recorrente entre muitos jovens que desejam conquistar um lugar no mercado profissional, foi o tema da segunda Oficina Acessuas/Pronatec de Orientações para o Mercado de Trabalho, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Semtre).
A atividade teve como palestrantes a representante do Serviço Social da Indústria (Sesi), Franley Santana, e a psicóloga do Acessuas-Trabalho, Naiara Trindade, e foi destinada aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para que possam compreender melhor o mercado de trabalho e identificar suas alternativas e chances de realização profissional.
Segundo a psicóloga Naiara Trindade, a iniciativa pretende, sobretudo, promover a autoestima dos alunos que estão concluindo os cursos realizados pelo Pronatec. Para isso, a estratégia será orientá-los sobre a importância de que revejam suas posturas e atitudes diante do novo mercado profissional. Outros objetivos são identificar oportunidades no mercado de trabalho, por meio das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), municipal e estadual, a fim de facilitar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho.
O Pronatec, programa do Governo Federal, tem o propósito de ampliar as oportunidades de inclusão produtiva para a população local, por meio da formação e da qualificação profissional, oferecendo cursos em diversas áreas, como culinária, beleza, gestão, construção civil, informática, elétrica e mecânica.







