A recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, gerida pela advogada Viviane Santos de Oliveira Ferreira, tem, entre suas atribuições, o desafio de implementar ações governamentais para promoção da igualdade entre mulheres e homens, visando a ampliação dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e das políticas de gênero, para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, sua autonomia e participação na sociedade.

Nomeada pela prefeita Sheila Lemos para assumir a SMPM, a secretária Viviane Ferreira concedeu entrevista à Secretaria de Comunicação e falou da sua trajetória, da necessidade de as mulheres ocuparem espaços públicos, importância da pasta, desafios, prioridade, funcionamento e as parcerias que pretende fazer com outras organizações.

Perfil – Além de ser mulher e mãe, Viviane é advogada. “Eu comecei a me apaixonar pelas questões do direito, a partir do momento que eu comecei a participar do processo político da nossa cidade. Iniciei esse trabalho político nos anos 1990, quando comecei a trabalhar na Câmara de Vereadores. Naquela oportunidade, eu tive a chance de conhecer como se dava o processo legislativo, como eram elaboradas as leis, como tramitavam, como chegavam até o executivo. A partir dali eu tive a oportunidade de assessorar um deputado federal de Vitória da Conquista, então tive a oportunidade também de conhecer como se dava esse processo todo da política no nível estadual e no nível federal”.

Paixão pelo Direito – “Eu fui fazer faculdade porque eu tenho essa necessidade de conhecer mais de perto como trabalhar o Direito Geral. Depois de terminar o curso de Direito e de estar escrita no órgão competente que é a OAB, eu passei a advogar. Mesmo já aplicando e na busca pelo Direito, eu nunca saí do processo político, sempre estive engajada, inclusive com mulheres. E sempre acreditei que mulher tem que ter voz. A mulher precisa participar, ela precisa estar engajada”.

Governo para Pessoas, Políticas para Mulheres – “O Governo Sheila é um governo plural, um governo humanizado, um governo realmente para pessoas. No que me identifico muito bem. Sheila é a primeira prefeita mulher de Vitória da Conquista e ela traz no marco do governo dela a implantação dessa tão importante secretaria. O Governo vem se preparando, vem se destacando na questão da humanização, da pluralidade, e já vem, inclusive, desenvolvendo políticas para mulheres”, afirma Viviane, citando os trabalhos já em andamento no Município.

Responsabilidade – Por ser a primeira secretária da pasta, os desafios são grandes, mas Viviane está confiante e grata pela oportunidade que recebeu. “Eu, através desta nomeação, tenho uma responsabilidade muito grande porque eu me torno a primeira secretária a ocupar a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres que foi criada há pouco mais de dois meses”.

Presente – “A Secretaria de Políticas para Mulheres vem para mim como um presente para aperfeiçoar tudo que eu já buscava e para que eu possa trabalhar muito mais engajada com essa necessidade cotidiana da mulher. A gente precisa ocupar mais espaço, a gente precisa mostrar que tem força, que somos capazes e para isso é que as políticas públicas são necessárias, principalmente através da nossa secretaria”, declara.

Liberdade e igualdade – “A pasta tem como prioridade a liberdade e a igualdade. Ao advogar na área do Direito de Família, observo a dependência econômica e emocional de muitas mulheres. Daí a importância do núcleo de acolhimento com o atendimento psicossocial, porque essas mulheres precisam entender que são capazes, que podem se desvencilhar dessa dependência e buscar a sua própria liberdade. Por isso precisamos enfatizar essa questão do empoderamento da mulher. Ela precisa ocupar os espaços o máximo que puder, porque ocupando mais espaço, as mulheres vão estar unidas defendendo direitos, primordialmente o direito de igualdade entre homem e mulher, que é um dos pilares da nossa secretaria. Isso com certeza irá sanar muitos desses desafios”.

Qualificação e inserção no mercado de trabalho – “Para que toda mulher possa ter a liberdade de escolha e a igualdade de gênero, vejo como maior desafio a questão da inserção social da mulher, porque para ela vencer todos os desafios, a mulher precisa realmente estar inserida no mercado de trabalho. Então vamos fazer um trabalho efetivamente coletivo. Além da Sala da Mulher Empreendedora, vamos buscar a parceria com o terceiro setor. Com as parcerias, vamos elaborar projetos mais eficazes, porque são necessários projetos eficientes e que venham atingir a necessidade real das mulheres”, enfatiza a secretária.

Funcionamento e estrutura – Neste primeiro momento, a sede da secretaria está na Prefeitura da Zona Oeste e alguns setores vão permanecer em outras partes da cidade. “Temos a felicidade de já ter a área onde teremos esse núcleo integrado, inclusive com a implantação do Hospital da Mulher. Mas enquanto isso não acontece, vamos estar de forma criativa, buscando atender as demandas e elaborar projetos que sejam totalmente voltados às mulheres e às necessidades locais”, pondera Viviane.

Com o entusiasmo de sempre, Viviane encerra a entrevista reafirmando: “São vários os desafios e vamos buscar implementar, melhorar e fazer efetivamente essas políticas para que elas venham acontecer de forma plena e eficaz”.

A secretária Viviane Ferreira e equipe foram empossadas no último dia 11, em cerimônia realizada na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), onde a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) está funcionando.