Durante sua participação na audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (25), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, falou sobre as iniciativas da Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar e beneficiar as famílias da zona rural.

Diante de um público formado, principalmente, por produtores rurais do município, Luís Paulo destacou ações de caráter permanente, como o serviço de aração de terras. Apenas nos três primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) já atendeu às solicitações de mais de 300 famílias de agricultores, num total de mais de 500 tarefas de terras aradas.

As famílias são atendidas por ordem de solicitação, seguindo o cronograma estabelecido pelo Governo Municipal, segundo o secretário, que mencionou ainda a assistência técnica que é oferecida pela equipe técnica da SMDR aos agricultores familiares, a fim de otimizar a produtividade de suas culturas.

Nessa frente de atuação, propriedades de cerca de 450 famílias já foram atendidas. “Temos uma equipe técnica muito boa de profissionais, engenheiros agrônomos, e estamos à disposição dos munícipes da zona rural do nosso município”, acrescentou.

O titular da SMDR também falou sobre o projeto Palmas para Conquista, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Governo (Segov). As expectativas são de que pelo menos cinco milhões de raquetes de palma sejam distribuídas aos agricultores familiares a partir de setembro deste ano.

Luís Paulo informou sobre ações permanentes e novos projetos de interesse dos agricultores familiares

Outra pauta da participação do secretário foi o projeto de cultivo do umbu gigante, desenvolvido na Fazenda Experimental da Pedra Mole (região de Bate-Pé). Na propriedade, que possui dez hectares e é mantida pela Prefeitura, são produzidas 33 variedades do fruto. O secretário informou sobre a reforma recentemente feita na fazenda, incluindo viveiro e a instalação de um sistema de irrigação, que possibilitaram que fosse vislumbrada uma ampliação do alcance do projeto.

Luís Paulo espera que o número de mudas distribuídas entre os agricultores familiares do município chegue a cinco mil por ano. “Estamos recebendo visitas de representantes de várias cidades da Bahia, interessados em conhecer a Fazenda Experimental. E de fora da Bahia, também”, contou o secretário.

Projeto Vamos Produzir

Além dessas ações permanentes, o secretário mencionou um projeto de iniciativa recente: o Vamos Produzir, cujo propósito é fomentar a produção, a diversificação e a agregação de valor de tecnologia, a fim de minimizar os efeitos da seca no município. Ao desenvolver essa iniciativa, conforme frisou, a Prefeitura tomou o cuidado de agir de acordo com as especificidades de cada região da zona rural.

Com o foco nessa busca pela agregação de tecnologia, a SMDR pretende incentivar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a geração de emprego e renda e, com isso, possibilitar melhores condições de vida às famílias do campo, evitando o êxodo rural. O secretário e sua equipe têm ido a localidades de diferentes regiões, a exemplo do distrito de Bate-Pé e das comunidades de Baixa Seca e Roçadinho, com o objetivo de apresentar o projeto.

Projeto de criação de abelhas sem ferrão

Outra novidade, apresentada foi o projeto de implantação de um meliponário municipal. Trata-se de um abrigo para abelhas da espécie jataí, conhecida por não possuir ferrão. Além de fornecer mel, que pode gerar novas alternativas de renda para agricultores familiares, as abelhas são responsáveis pela polinização da flora, importante para a manutenção do ecossistema.

Para tratar desse projeto, inclusive, o secretário viajou a Salvador neste mesmo dia 25, em companhia do coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro. Na capital baiana, reuniões na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Vamos fechar essa parceria com a aquisição de kits de criação de abelhas sem ferrão, já visando à implantação do meliponário municipaI. Iremos fazer essa distribuição para os agricultores do nosso município”, adiantou o secretário.