Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde desde o mês de maio, o projeto Saúde em Todo Lugar já esteve em várias localidades da zona rural de Vitória da Conquista, levando, todo mês, atendimentos às famílias que têm maior dificuldade de acesso. A ação já foi realizada no povoado de Lagoa de José Luís e nos distritos Bate-Pé e Limeira. A programação para os próximos meses deste ano inclui as localidades de Caiçara, José Gonçalves, Mamão e Itaipu e, nesta terça-feira (24), a comunidade quilombola de Lagoa de Maria Clemência, na zona rural de Vitória da Conquista.

Na Lagoa de Maria Clemência foram realizados mais de 300 atendimentos , entre consultas médicas com clínicos e pediatras, procedimentos odontológicos, consultas de enfermagem, coletas de preventivo, avaliação antropométrica  (medida das dimensões físicas de uma pessoa, incluindo peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento) e acompanhamento nutricional do Programa Bolsa Família, vacinação contra a Covid-19, exames de glicemia capilar e hemoglobina glicada.

O Saúde em Todo Lugar é um trabalho conjunto das equipes das diretorias de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, com participação da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) e de professores e alunos do curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

Uma das pessoas atendidas na ação desta terça-feira foi Dona Maria Barbosa, 50 anos, moradora da região, que passou por consultas com a equipe de saúde e fez exame de hemoglobina glicada. Ela disse que a ação facilita o acesso para a comunidade. “As coisas aqui são ficam mais longes pra nós e é difícil ir ao médico. Eu tenho problema de saúde e, graças a Deus, é bom demais ter esse dia aqui para ajudar a melhorar a vida da gente”, comentou a moradora.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, e a subsecretária de saúde, Kalilly Lemos, participaram da ação na comunidade quilombola, com a equipe de imunização na aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, que vacinou 132 moradores da localidade. “Nosso compromisso é esse, sempre arregaçar as mangas e continuar no propósito de garantir assistência em saúde para a população da zona rural e trazê-los para mais perto de nós. Vamos cada vez mais longe, levando mais saúde para todos”, pontuou a secretária.