A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Busca Ativa Escolar, realizou neste sábado (22), a 4ª edição do projeto “Fora da Escola Não Pode: Educação é Direito de Todos”. A ação aconteceu na Escola Municipal Maria Leal, Círculo Escolar Integrado (CEI) de Capinal, com a oferta de vários serviços para alunos, pais e demais membros da comunidade local e das escolas municipais Nestor Fonseca e Goiabeira II que pertencem ao mesmo CEI. A equipe da Busca Ativa Escolar atuou nos atendimentos às famílias, sinalizando os prejuízos decorrentes da infrequência e abandono escolar, e da importância do fortalecimento da relação família e escola para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Equipe da Busca Ativa Escolar. Natilaane é a primeira da direita para esquerda.

A coordenadora, Natilaane Brito, informou que a ação da Busca Ativa Escolar é vinculada ao Selo Unicef e foi organizada de forma intersetorial, mobilizando as equipes do CEI de Capinal, das secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e dos Conselhos Tutelares. Ao todo, 169 pessoas assinaram a lista de presença, fora os alunos, e assim tiveram acesso aos serviços oferecidos na escola. “Esta é a 4ª edição. Cada uma realizada em uma localidade diferente, ou seja, a ação vem atendendo vários territórios do município”.

O secretário Edgard Larry também esteve presente no evento. Ele declamou um poema autoral sobre a violência nas escolas para os adolescentes que participam do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca). “A Busca Ativa Escolar realizou mais um evento exitoso em nosso município, mostrando o porquê de já ser referência e exemplo a ser adotado em outras cidades brasileiras”.

Secretário Edgard Larry declamando poesia