Educação
Postado em 9 de agosto de 2017 as 14:00:22
Serão beneficiadas pela ação, o Centro Educacional Professor Paulo Freire (Caic) e a Escola Municipal Paulo Setúbal
Pela primeira vez, Vitória da Conquista está recebendo o projeto Eleitor do Futuro. O programa é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, na Bahia, é executado por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Em um encontro realizado nessa terça-feira, 8, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia apresentou os detalhes da ação ao Núcleo Pedagógico da Rede Municipal de Ensino.
O Eleitor do Futuro vai beneficiar o Centro Educacional Professor Paulo Freire e a Escola Municipal Paulo Setúbal, localizada no distrito de Inhobim. A proposta do projeto é levar para jovens de 10 a 17 anos uma série de atividades visando à formação cultural e cívica, fortalecendo relações sociais e do Estado Democrático de Direito. Para isso, ele levanta o debate sobre o papel do jovem como cidadão e agente transformador no ambiente familiar e comunitário.
Ao todo, neste ano, 34 escolas baianas vão participar do projeto. A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Adriana Passos, reitera o objetivo da ação: “Aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e estimular os jovens a se interessarem pelo exercício pleno da democracia, além de colaborar com a educação e a cidadania.”
Além disso, o juiz eleitoral Juvino Brito reforça o significado do Eleitor do Futuro para dar ferramentas de transformação social à juventude. “Precisamos de bons eleitores, porque todos os políticos que temos são escolhas dos eleitores. Eles devem entender o significado da democracia e a força do voto para fazer boas escolhas”, afirma.
As escolas contempladas com o projeto receberam a iniciativa com entusiasmo. “O projeto vai ser extremamente proveitoso. Sabemos que só a educação é capaz de romper a barreira da ignorância e despertar os nossos jovens desde cedo para a responsabilidade civil de cada um. Isso é fundamental”, destaca Antônio Gomes, o diretor do Centro Educacional Professor Paulo Freire.
Para o vice-diretor da Paulo Setúbal, Elbisson Silva, a ação, sendo interiorizada, é de grande relevância: “Levar um projeto como esse para a zona rural é maravilhoso. Muitos alunos não têm essa perspectiva da importância do voto e da conscientização. Então, desenvolver neles essa cultura vai ser fundamental para formarmos bons eleitores.”