Dialogar com os mais diversos setores da sociedade é uma das prioridades do Governo Mais Perto de Você. Para isso, os técnicos da secretaria de Infraestrutura se reuniram com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O objetivo do encontro, realizado na sede do Conselho Municipal de Educação, foi apresentar aos conselheiros o projeto de modernização do terminal da Lauro de Freitas.

A reunião contou com a participação de membros das Secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura Turismo Esporte e Lazer, Educação, além de representantes da Associação de Pessoas Ostomizadas de Vitória da Conquista, Associação Conquista Down, APAE, Associação de Paralisia Cerebral, ACIDE e outras pessoas com deficiência usuários dos transporte público municipal.

Na oportunidade, foram apresentadas e discutidas questões como sinalização tátil direcional para as pessoas cegas ou com deficiência visual, banheiro com adaptações para o usuário de cadeira de rodas com espaço adequado, implantação de calçadas com integração às rotas acessíveis identificadas, com dimensões adequadas, permitindo o deslocamento fácil e seguro para os deficientes.

Para a Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Janaína Valéria Alves de Brito Silva, “a reforma e revitalização do Terminal da Lauro de Freitas irá ampliar a acessibilidade dos usuários ao transporte público, principalmente as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, avaliou.

Melhorias – Entre as principais novidades, é possível adiantar que o novo terminal terá quatro vias para corredores de ônibus – uma a mais que as três hoje existentes. Para que isso seja possível, os pontos de parada de ônibus ficarão mais próximos das calçadas laterais, o que alargará o espaço central e permitirá a existência de duas vias ali – totalizando, portanto, as quatro que estão previstas.

O projeto prevê ainda a retirada da rotatória que hoje está situada no centro do terminal, onde atualmente há um sanitário público. Este sanitário, por sinal, será demolido. Outro, mais moderno e cumprindo todas as exigências em matéria de acessibilidade, será construído na parte de baixo, nos fundos do prédio que abriga a equipe de fiscalização.

Para que os pedestres possam circular com maior conforto, os calçadões serão mais largos e também respeitarão as noções de acessibilidade. Além disso, os pontos de ônibus serão reconstruídos com um material mais leve e resistente e terão cobertura mais larga (5,5 m). Isso evitará transtornos aos usuários do transporte coletivo, garantindo-lhes maior proteção em dias de chuva.