Educação
Postado em 24 de janeiro de 2024 as 16:10:47
O Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi contemplado com a declaração de que irá compor o livro digital proveniente da “Mostra de Experiências: Ações Promotoras da Alimentação Adequada e Saudável no Ambiente Escolar”, promovido pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Sergipe (UFS) e Santa Maria (UFSM), em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Rodrigo apresenta a declaração ao Secretário Edgard Larry
Para o coordenador municipal da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, essa declaração emitida por universidades importantes do nosso país, juntamente com os órgãos federais, trata-se de um reconhecimento ao trabalho que vem sendo executado. “É fato, o projeto está sendo referência nacional, a prova é essa declaração recebida. Percebemos que estamos no caminho certo. Essa implementação está trazendo para nós resultados muito satisfatórios em relação à mudança de hábitos alimentares dos nossos alunos e da comunidade escolar”.
“Sentimos a necessidade de se inscrever nessa proposta, para que todos pudessem conhecer o que temos executado no nosso município. O resultado foi os organizadores nos ligarem informando que o projeto fará parte do livro. Precisamos entender a importância disso para o nosso município”, disse a coordenadora pedagógica da Coordenação de Alimentação Escolar, Adriana de Sousa Barbosa Ribeiro. Ela explicou que foram escolhidas 25 experiências de todo o país. “Eles escolheram cinco por cada macrorregião e nós estamos entre as cinco do Nordeste. É um resultado muito satisfatório em relação ao trabalho que tem sido executado”, informou Adriana.
- Thaíse, Adriana, Eleni Carvalho (também da equipe pedagógica) e Rodrigo
- Frase que apresenta o que tem sido o resultado do Educan
Para o secretário Edgard Larry, o fortalecimento da educação pública municipal é o resultado dos esforços de todos os setores da Smed. “Quando assumimos a pasta, solicitei que a Coordenação de Alimentação Escolar não fosse apenas uma distribuidora de merenda. Esta declaração é altamente significativa. Estamos oferecendo para as nossas crianças uma alimentação de qualidade, nutritiva, que visa melhorar sua condição física e intelectual. E isto já está atingindo também os pais, ou seja, toda comunidade escolar. Educação de qualidade, envolve merenda de qualidade. Este é um compromisso do Governo para Pessoas”.
Projeto Educan – A nutricionista da Coordenação de Alimentação Escolar, Thaíse Santos Ferraz, explica que o Projeto Educan é a implementação curricular das ações de educação alimentar e nutricional na escola. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) preconiza essas ações de educação alimentar e nutricional. Além disso, também existe uma lei nacional que preconiza na educação essas atividades, mas não dizem como. Então, o diferencial do projeto Educan é que nós estamos construindo o projeto em parceria com todos os profissionais da rede, professores, coordenadores pedagógicos e de que forma essas ações estão sendo inseridas na sala de aula de acordo a realidade do município”.
O projeto começou na Educação Infantil e já está nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Neste ano de 2024, será realizada a ampliação para alcançar todos os demais anos do Fundamental I. “Em parceria com a coordenação pedagógica foram construídos módulos de atividades para que os professores possam executar em sala de aula. O projeto também conta com programação de palestras educativas aos pais a fim de que possam fortalecer essas ações dentro da escola e para que toda a comunidade escolar tenha acesso a essas atividades que estão sendo executadas pelo projeto”, finalizou Thaíse.