Desenvolvimento Econômico
Postado em 13 de janeiro de 2025 as 14:03:46
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) deu início, na manhã desta segunda-feira (13), às atividades de duas novas turmas do projeto Rumos – Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira. No total são mais de 80 participantes, entre jovens estudantes que buscam direcionamento na escolha da carreira e adultos que desejam uma recolocação no mercado de trabalho.
A psicóloga organizacional e do trabalho que atua à frente do projeto, Jamília Brito, explicou que além dos doze encontros coletivos, com palestras e dinâmicas, o projeto conta com atividades individuais e também capacitações que serão disponibilizados de modo on-line e abordarão temáticas como inteligência artificial na carreira e habilidades interpessoais para o mercado de trabalho.

A psicóloga Jamília Brito explica sobre o projeto Rumos
Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou que todos os projetos desenvolvidos e capacitações oferecidas pela SMDE resultam de pesquisas e respostas às demandas de empresas por profissionais, jovens e adultos, que desejam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. “É muito importante esse contato e que as pessoas enxerguem a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também como uma porta para auxiliar na decisão da carreira e também para entrada e permanência no mercado de trabalho”, completou.

Em fala de boas-vindas, Marcos Ferreira compartilha sua trajetória profissional
As expectativas dos participantes são positivas. Para a estudante Luana Paixão, a iniciativa vai contribuir para que ela esteja mais preparada para o mercado de trabalho, que a cada dia fica mais exigente. Já Vanessa Sousa, que terminou o Ensino Médio e busca orientações sobre a escolha profissional, mencionou que “espera realmente absorver todas as informações que o projeto tem a oferecer”.
- Luana Paixão
- Vanessa Sousa
- Deisiane Cruz
E Deisiane Cruz, que começa agora o Ensino Médio, completou: “eu ainda não sei qual profissão escolher, mas tenho certeza que vou receber dicas importantes e também aprender mais com as experiências dos outros”.