A Secretaria Municipal de Educação (Smed) lançou, ontem (3), no auditório do Cemae, o 1º Projeto Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na noite desta sexta-feira (3). Ao lado do secretário de Educação, Edgard Larry, a prefeita Sheila Lemos participou do evento, que reuniu estudantes, educadores, apoiadores e autoridades.


“Sabemos que a educação é o pilar basilar de qualquer sociedade bem sucedida. Aqui, em Vitória da Conquista, temos um trabalho muito grande, um esforço árduo, para dar educação de qualidade. E sabemos que a educação caminha lado a lado da cultura. Desejo a todos os alunos do EJA muita coragem, bom ânimo, fé e sucesso, porque o sucesso de vocês também é o nosso”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

A cerimônia de lançamento do projeto foi finalizada com a apresentação do cantor e compositor Chico Aafa e do violonista Felipe Valoz, ambos do Goiás.

Felipe Valoz e Chico Aafa

A programação do Projeto Cultural continua ao longo da próxima semana, com o propósito fortalecer a prática artístico-cultural nas 40 escolas dedicadas à educação de jovens e adultos, das zonas urbana e rural. Mais de 3.500 alunos dessa modalidade de ensino devem participar de oficinas, expressões artísticas e atividades que explorem sua criatividade e emoções.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, explicou a importância da ação para o desenvolvimento dos alunos. “Serão diversas ações nas diversas escolas, então nas áreas da literatura, das artes plásticas, da musicalidade. É a integração dos nossos alunos da EJA a esse mundo cultural e isso vai proporcionar a eles uma melhor formação não só educacional, mas também no campo cultural”, afirmou.

Raqueline Silva

Diretora da Escola Municipal Alaor Coutinho, Raqueline Silva Marques destacou o entusiasmo dos jovens diante dessa iniciativa. “Eles estão motivados, estimulados a participar desse evento. Eles estão se sentindo valorizados e reconhecidos por fazerem parte desse evento, um evento prazeroso, numa sexta-feira, um evento musical, então eles estão bem felizes”, contou.

“Foi muito legal isso de dar uma importância para a gente que estuda de noite”, disse Évelin Vieira, estudante da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, que compareceu junto com a colega Tatiane Nascimento, que elogiou a iniciativa: “Na maioria das vezes, a gente não tem possibilidade de ir para o Centro de Cultura, para ver peças teatrais ou shows. É bom quando tem alguma coisa fora da escola, pra gente poder acrescentar também dentro.”

O Festival Cultural contou com o apoio do Plansul, do Café Reserva do Vale e do Colégio Sêneca. Antônio Augusto Alves, Vinícius Rodrigues e Danilo Freire, respectivos representantes das empresas, também participaram da mesa de abertura. Junto com eles, também compuseram a cerimônia o secretário municipal de Cultura, Eugênio Avelino (Xangai); o vereador líder do governo na Câmara, Nildo Freitas; e Rebeca Magalhães Silva, representando os alunos da EJA.