No intuito de promover um ambiente de trabalho saudável valorizando o bem-estar e o relacionamento entre servidores municipais, a Prefeitura lançou o projeto “Cuidar de Quem Cuida”. Promovido pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), com foco nos setores de Recursos Humanos (RH), a iniciativa busca capacitar os profissionais que têm maior contato com os servidores.

O primeiro dos quatro encontros aconteceu nesta sexta-feira (20), no auditório do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast) e contou com a presença de 38 servidores representantes dos RH’s de cada secretaria municipal, sendo que os encontros serão ministrados por psicólogos do próprio Nast. Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas, Augusta Andrade, ao longo do projeto, temas como mindfulness e cuidados com a saúde emocional serão abordados.

Compreendendo a importância do papel desempenhado pelos RH’s, a coordenadora ressaltou que a gestão municipal identifica a necessidade de capacitar os profissionais em temas relevantes para melhorar a qualidade do relacionamento e da interação com os servidores. “Além das questões práticas e burocráticas, os RH’s também lidam com demandas emocionais, tornando essencial que estejam preparados para absorver e oferecer um atendimento mais eficiente e acolhedor”, esclareceu Augusta.

O tema deste primeiro encontro foi a promoção da comunicação não violenta. Segundo a palestrante e psicóloga do Nast, Leila Lopes, desenvolver uma comunicação mais assistida e empática é fundamental para criar conexões com o outro no ambiente de trabalho. “Muitas vezes, as pessoas desconhecem os princípios da comunicação não violenta, indo além do simples fato de evitar brigas ou gritos. Por meio de atividades práticas e discussões, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas e estratégias para uma comunicação mais assertiva e respeitosa”, destacou Leila.