Notícia Destaque
Postado em 9 de setembro de 2013 as 09:07:03
Com o objetivo de construir o fluxo do paciente com câncer na Rede Municipal de Saúde, o Projeto Conquista realiza nos dias 12, 13 e 16 de setembro, na Escola de Saúde da Família, a primeira Oficina para Diagnóstico de Rede. A atividade contará com a participação de profissionais da rede básica de saúde e da atenção especializada, além de pacientes, professores e estudantes da área de saúde.
Dividido em três grupos, os participantes vão discutir separadamente os tipos de câncer (pulmão, mama e colo do útero). Por meio da iniciativa, espera-se conhecer o itinerário terapêutico percorrido pela pessoa com câncer no município e, consequentemente, construir um diagrama descritivo da rede de atendimento ao paciente com câncer.
Durante a oficina, o paciente e seu cuidador terão um espaço para serem ouvidos. Esse momento de escuta popular acontece no dia 16, com o propósito de avaliar o serviço oferecido sob o ponto de vista da pessoa com câncer e avaliar questões como estigma e percepção sobre a doença.
A oficina será concluída com a construção de um relatório que vai orientar as próximas discussões acerca do tema e a execução do projeto, cuja meta é o fortalecimento da capacidade institucional da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle do câncer a partir da Atenção Básica.
O projeto é executado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e Ministério da Saúde de Cuba.
Projeto Conquista –Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto de Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle da doença.
A mesma iniciativa será implantada na cidade de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.
Tratamento de Câncer em Conquista – O município é referência regional para o diagnóstico e tratamento do Câncer, com unidades de quimioterapia e radioterapia, além dos exames para detecção do câncer, tanto de laboratório, quanto de imagem como a mamografia e tomografia.







