Desenvolvimento Social
Postado em 23 de julho de 2025 as 16:30:28 e atualizado em 24 de julho de 2025 as 18:41:18

Os usuários do Centro de Convivência do Idoso participaram da certificação junto com seus familiares
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, tem realizado atividades para estimular a inclusão digital da população idosa do município. Como resultado disso, nesta quarta-feira (23), foram entregues os certificados de conclusão do curso de informática realizado com 27 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O Programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, e busca ampliar as oportunidades de participação social das pessoas idosas por meio de atividades educativas, de saúde, inclusão digital e mobilidade.
- A cerimonia contou com apresentação musical
- 27 usuários do Centro de Convivência do Idoso concluíram o curso de informática básica
Entre as atividades do programa realizadas no município está o curso de informática básica para auxiliar os idosos do Centro de Convivência do Idoso a utilizar computador, celular e utilizar ferramentas de edição de texto e imagem. As atividades são fruto de uma parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e as aulas são ministradas na Sala de Inclusão Digital do próprio CCI.
Durante a certificação, as pessoas idosas que frequentam o CCI participaram junto com seus familiares e celebraram a conquista. A mesa de abertura do evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, da coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, da gerente do CCI, Janaina Mota, do coordenador do curso de Engenharia de Computação da Fainor, Adalberto Oliveira, e da ex-vice-prefeita, Irma Lemos.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância das atividades do Programa Viver para promover a autonomia e participação social dos idosos. “Esse é um momento muito especial. Por meio de atividades como essas, estamos garantindo o direito à inclusão digital. Aprender a utilizar a tecnologia hoje significa garantir equidade, autonomia e acesso à informação. Seguimos avançando para que Vitória da Conquista continue sendo uma cidade cada vez mais inclusiva para todas as idades.”, afirmou Michael.
- Michael
- Adalberto
Já o coordenador do curso de Engenharia de Computação da Fainor, professor Adalberto Oliveira, reforçou o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação. “É uma satisfação enorme participar deste encerramento. Essa parceria entre a Fainor e a Prefeitura tem rendido frutos importantes. Identificamos a necessidade de inserir a população idosa no mundo digital e conseguimos, com nossos alunos, oferecer atividades voltadas ao uso do computador, celular, serviços digitais e até acesso à inteligência artificial. Estamos muito felizes com os resultados e com o entusiasmo dos participantes”, destacou o professor.
Entre os concluintes do curso estava o senhor Aurino Pereira, de 74 anos, que contou como a experiência foi significativa em sua vida. “Foi uma experiência muito boa. Depois de tantos anos, tive a oportunidade de aprender. Agradeço à Prefeitura, à equipe do CCI e ao professor, que teve toda a paciência com a gente. Antes, eu nem sabia ligar o computador. Agora, já sei usar e quero aprender cada vez mais”, relatou.
- Aurino
- Lourdes
Para Lourdes Melo, que também frequenta as atividades do CCI, o curso a incentivou a buscar mais conhecimento. Ela relatou como esse é apenas o primeiro passo e que em breve será ela que estará ensinando os seus netos a usar as novas tecnologias. “Foi uma maravilha. Entrar em sala sem saber nada e ser acolhida por professores tão jovens e pacientes foi incrível. Aprendemos bastante e queremos aprender mais. Agora, quero transformar esse conhecimento em mais conhecimento. Meus netos me ensinaram, agora sou eu que vou ensinar pra eles”, relatou.