Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 12 de agosto de 2024 as 15:30:04 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:06:48

No último sábado (10/08), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou mais uma edição do programa Suas na Comunidade. Desta vez a comunidade quilombola de Barrocas foi contemplada para receber o programa que oferta serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do programa municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), da Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e de Políticas Transversais, como a igualdade racial. Ao longo do dia, cerca de 50 moradores foram atendidos pelas equipes do programa.
Essa foi a 33ª edição do Suas na Comunidade que desde janeiro deste ano já promoveu mais de 8.700 atendimentos, beneficiando moradores dos condomínios residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida e da zona rural.
- Divulgação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
- Apresentação dos serviços da Ouvidoria Municipal
- Atendimentos do Bolsa Família
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, explicou que o Suas na Comunidade faz parte de uma série de ações adotadas pela secretaria que visa descentralizar os atendimentos da assistência social, e que as comunidades quilombolas são prioritárias neste processo. “A assistência Social tem responsabilidade de garantir prioridade no atendimento às comunidades quilombolas. O Suas na Comunidade tem descentralizado os atendimentos da assistência social. Nós estamos indo até as pessoas, jogando luz sobre as principais demandas das comunidades”, afirmou Michael.
- Michael
- Beatriz
Uma das lideranças comunitárias, a agente de saúde Beatriz Pereira, falou para os moradores como é importante que os serviços sejam ofertados dentro das próprias localidades, evitando que as pessoas precisem gastar dinheiro com transporte ou pegar grandes filas para serem atendidas. “Quando os serviços são oferecidos aqui nós não precisamos nos deslocar para ir até o Cras, para resolver demandas relacionadas ao Bolsa Família, que é uma das maiores procuras aqui da comunidade”, relatou Beatriz.

Isabela
Buscando atendimento do Cadastro Único, Isabela Araújo, relatou estar contente com a chegada do programa em Barrocas. “O programa torna os serviços mais acessíveis, traz para perto da gente, fazendo que eu não precise ir até Conquista. Facilita a vida do pessoal que mora na zona rural”, contou a moradora.


















