Proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde são alguns dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE).

Desenvolvida por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, a iniciativa foi tema de um encontro nesta sexta-feira (18). Além de diretores e coordenadores escolares, a atividade contou com a presença de profissionais que atuam nas equipes do Programa de Saúde da Família no município.

“Aderiram ao programa 98 escolas da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural”, explicou a Assistente Social, Sumara Alecrim, uma das integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial. Sobre o encontro desta terça-feira, completou: “afinar esse diálogo é de suma importância para o atendimento dos nossos alunos”.

Para Maria Solange Almeida, que faz parte da coordenação da Escola Municipal São Cristovão, o PSE é uma forma de potencializar a parceria entre profissionais da educação e equipes de saúde. “No mês passado, realizamos uma Ação Social na escola que, entre outras coisas, ofereceu serviços de saúde. É fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos a integração dessas duas áreas no espaço escolar”, disse.

Já o odontólogo Maurício Borba lembrou que um dos pilares do Sistema Único de Saúde é a promoção e prevenção da saúde. “Com o PSE podemos ver isso na prática. A promoção com palestras e ações educativas, e a prevenção à medida que realizamos atividades de escovação e bochechos fluorados”.