Acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores nas unidades de ensino e ser mais um elo entre essas unidades e a Administração Municipal são alguns dos objetivos da equipe de superintendência implantada pela Secretaria Municipal de Educação.

A criação da equipe faz parte das ações propostas pelo Programa Educar pra Valer, que está implantando, em Vitória da Conquista e outros 50 municípios do Brasil, o modelo de gestão que fez a cidade de Sobral, no interior do Ceará, se tornar a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede pública de ensino.

“Os superintendes são parceiros das escolas e servidores que já fazem parte da Rede Municipal de Ensino”, lembrou a coordenadora da equipe, Alessandra Martins. “Entre as atividades que serão realizadas por estes servidores estão o acompanhamento da frequência dos alunos e professores, cumprimento do tempo pedagógico e apresentação de demandas estruturais e pedagógicas das unidades de ensino à Secretaria de Educação. Tudo isso com foco no processo de aprendizagem dos alunos e consequentemente melhoria dos indicativos”, completou.

Alessandra Martins está a frente das atividades

Na última terça-feira (21) começaram as visitas às instituições para os primeiros contatos entre superintendentes e direção das unidades de ensino. “Trata-se de um trabalho novo e que certamente contribuirá no processo de ensino/aprendizagem, pois será um auxílio a todos os membros da comunidade escolar, contribuindo também para o desenvolvimento dos estudantes de forma plena”, ressaltou o superintendente Lucas Tavares.

As expectativas com relação à atuação da nova equipe são positivas. Para o diretor da Escola Municipal Profª. Iza Medeiros, Ronilson Ferreira, a superintendência será uma extensão da Secretaria de Educação nas unidades de ensino. “Esperamos que realmente possa haver esse elo entre a escola e a Secretaria de Educação. Que as escolas possam chegar às instâncias capazes de resolver dificuldades que a gestão encontra na atuação no dia a dia”.