Esaú Matos
Postado em 27 de julho de 2018 as 18:31:29

Capacitação aconteceu em hospital de referência na área
Promover a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Este foi o objetivo do Curso de Sensibilização no Método Canguru realizado entre os dias 23 e 25 de julho, no Centro Estadual de Referência para Treinamento no Método Canguru do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.
Ao todo, 54 profissionais foram capacitados. Entre eles, um fonoaudiólogo, duas fisioterapeutas e duas enfermeiras do Hospital Municipal Esaú Matos. Administrado pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, o Esaú Matos conta com quatro leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
Para a enfermeira Lorena Gonçalves, a palavra-chave deste curso foi “acolhimento”. “A capacitação foi muito importante para nos sensibilizar ainda mais sobre o acolhimento dessa mãe, cujo filho precisa ser internado na UTI. Para reforçar que essa acolhida começa no posto de saúde quando ela faz o pré-natal de alto risco, no momento em que ela chega à portaria, quando o bebê nasce e é transferido para a UTI”, destacou.
E esse acolhimento faz toda diferença durante a estadia da mãe e do bebê no hospital, como reforçou a enfermeira Maria Cecília Gomes, que também participou do curso. “Tudo isso influencia para que esse momento, que não é fácil, seja melhor encarado pela mãe. Para que ela não se assuste ao adentrar na UTI, por exemplo, e ver seu filho cheio de aparelhos. Para que ela veja que estamos aqui para acolhê-la, passar força para que ela consiga estar bem e sair bem, com o filho dela para casa”, reforçou.

Cinco profissionais do Esaú participaram do curso; na foto, eles posam com a fisioterapeuta da unidade (blusa branca, ao centro)
Por meio do Método Canguru, os pais têm a oportunidade de ajudar no desenvolvimento de seu filho através do contato pele a pele, com a cabeça do bebê bem próxima ao coração do seu familiar – pai ou mãe. Dessa forma, é possível aumentar o vínculo entre os pais e o bebê, diminuir o tempo de internação, a ocorrência de infecções hospitalares e favorecer e estimular o aleitamento materno.
Esta foi a terceira turma capacitada este ano. Além dos profissionais do Esaú Matos, participaram médicos, residentes de pediatria, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e nutrição do Roberto Santos, do José Maria Magalhães Neto, Climério de Oliveira, Tsylla Balbino, Albert Sabin, Martagão Gesteira, Aliança, hospitais gerais de Camaçari e Conquista e do Hospital Professor José Maria de Magalhães Neto (Brumado).
*Com informações da Ascom do Hospital Geral Roberto Santos.

Ao todo, 54 profissionais foram capacitados