Educação
Postado em 14 de setembro de 2014 as 08:41:37
Até outubro, os cursistas estudam sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola; atividades são realizadas em plataforma virtual
Um grupo de gestores e técnicos escolares que atuam na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista se reuniu na manhã deste sábado, 13, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para iniciar o segundo módulo do programa Formação pela Escola. Com duração até outubro, o módulo tratará especificamente do Programa Dinheiro Direto na Escola, instrumento por meio do qual as unidades de ensino recebem diretamente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação os recursos que serão aplicados para administrá-las.
Após esse primeiro encontro, os cursistas só voltarão a se reunir no final do módulo. Até lá, todas as atividades avaliativas serão desenvolvidas por cada um numa plataforma virtual. Eles deverão estudar de forma detalhada o funcionamento do Programa Dinheiro Direto na Escola. “Qualquer recurso público, inclusive o que é enviado para as escolas, tem que ter uma prestação de contas. O programa Formação pela Escola vem com o intuito de colaborar com os gestores escolares que lidam diretamente com esses recursos, para que eles realizem uma execução mais efetiva e com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino”, explicou o tutor municipal do programa, Alexandre Botelho.
Segundo Botelho, o conteúdo do curso pode vir a funcionar como uma espécie de “assessoria” para os gestores que lidam diretamente com a aplicação dos recursos da escola em que trabalham. “É possível melhorar a forma de prestação de contas de todos os recursos. E tem também a sinalização de como melhorar a forma de aplicá-los”, observou.
‘Comunidade escolar beneficiada’ – Janaína Valéria Brito, integrante da equipe responsável pela Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação, já havia participado do primeiro módulo oferecido pelo Formação pela Escola. Na ocasião, tratou-se, de forma geral, das competências básicas dos gestores escolares. Agora, no segundo módulo, em que há um aprofundamento sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, ela considera benéfico que se discuta, por exemplo, as formas como cada escola pode investir em melhorias na área de acessibilidade. “Este programa vai nos dar condições de compreender como investir melhor na acessibilidade arquitetônica, nos materiais didáticos pedagógicos e na questão da autogestão”, disse Janaína.
Para a diretora Hânia Carvalho, o curso sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola pode se revelar uma oportunidade de tornar mais eficiente sua gestão à frente da Escola Municipal José Lopes Viana, no bairro Campinhos, onde estudam mais de 500 crianças, da pré-escola ao quarto ano do Ensino Fundamental. “O que me motivou a me inscrever foi poder entender como esse dinheiro pode ser investido para beneficiar a escola o máximo possível”, afirmou. “Assim, a comunidade escolar vai ser beneficiada com uma gestora que sabe gerir os recursos”, acrescentou.
Formação pela Escola – O programa Formação pela Escola tem o objetivo geral de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão escolar e para o fortalecimento do controle escolar dos recursos públicos destinados à educação. A iniciativa também consiste na oferta de cursos de capacitação, na modalidade ensino à distância (EAD), em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social.
Cada módulo dura entre 30 e 45 dias e disponibiliza no máximo 40 vagas, com carga horária que pode variar entre 40 e 60 horas. Os interessados em participar dos próximos módulos oferecidos por meio do programa, podem se inscrever com o tutor Alexandre Botelho, na Secretaria Municipal de Educação. Para maiores informações, ligue para (77) 3429/7770.