Com o tema “Quais diretrizes curriculares queremos para a Rede Municipal de Vitória da Conquista?”, começou na manhã desta quinta-feira, 7, o Encontro Pedagógico da Rede Municipal. Centenas de professores das zona rural e urbana reuniram-se no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire para a abertura das discussões.

A apresentação de um coral formado por crianças do projeto Escola Mais e da Pastoral do Menor, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, despertou a sensibilidade dos participantes, logo no início da manhã. Os professores assistiram ainda à apresentação do grupo de dança de estudantes do mesmo projeto.

Ricardo Marques

“Sabemos que o caminho não é impor uma diretriz pedagógica que seja igual para todas as escolas, porque existem em cada unidade de ensino especificidades que precisam ser respeitadas. Sabemos também o papel dos professores e todos os profissionais da escola, por isso nós não pensamos apenas em estrutura física, mas tomamos a iniciativa de construir coletivamente, com vocês, a proposta pedagógica que será implementada em nossa rede”, declarou secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques.

Fernando Vasconcelos

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, também esteve no encontro e manifestou seu apoio à discussão democrática. “Diretrizes para a educação não podem ser impostas, precisam ser debatidas e discutidas com os professores que são os profissionais que atuam nela. Acredito que juntos podemos construir a educação que sonhamos”, comentou.

Também fizeram parte da mesa de abertura o líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt, a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão e a professora e representante do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Geanne Oliveira.

Priscila Pereira

Formação docente –A conferência de abertura, com o tema “Formação docente: o compromisso com a escola e a família contemporânea”, foi ministrada pela professora Ma. Priscila Pereira Boy. “Eu confesso que eu estou emocionada porque, em 24 anos de trabalho com a educação, eu nunca vi uma rede se reunir desta forma para debater educação”, declarou Priscila que é consultora educacional e escritora da Editora WAK.

Débora dos Santos

Débora dos Santos Rocha Alves, professora da rede municipal há 12 anos considerou a iniciativa louvável. “Esse é um momento importantíssimo. É um momento único em que nós encontramos vários colegas da rede e podemos trocar experiências”, disse a professora da escola Municipal Antônio Helder Tomaz, no bairro Nova Cidade.

[nggallery id=92]