Educação
Postado em 11 de abril de 2025 as 10:10:05
Profissionais ligados à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Vitória da Conquista, participam de formação promovida pela Coordenação da EJA do Núcleo Pedagógico em parceria com a Saber Soluções Educacionais – organização especializada em educação pública. A ação se baseou no estudo da obra “Saberes da Vida, Saberes da Escola”, coleção que aborda conteúdos descritos nos anos finais do Ensino Fundamental dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol) e Arte. O evento teve início na terça-feira (8) e seguiu até quinta-feira (10), na Faculdade Unex.
A coordenadora da modalidade EJA do Núcleo Pedagógico da Smed, Karina Melchisedeck, afirmou que essa proposta representa um compromisso com uma educação que reconhece e valoriza os saberes construídos ao longo da vida, respeitando os territórios, as culturas e as trajetórias dos sujeitos da EJA. “Trata-se de um material que dialoga profundamente com os princípios da educação, promovendo práticas pedagógicas mais contextualizadas, significativas e humanizadas”. Karina acrescentou ainda que a formação de professores é fundamental para garantir que esse processo seja vivo, participativo e transformador.
- Michella
- Coordenação da EJA na Smed com o material da formação: Elisabete dos Santos Silva, Karina e Aldina dos Santos
- Alex
De acordo com a assessora Pedagógica da Saber Soluções Educacionais, Michella Pereira, a proposta visa motivar os professores a se aprofundarem nesses conteúdos e serem verdadeiros interlocutores dos conteúdos. “Vamos trabalhar as estratégias e a fundamentação teórica da obra para que os professores e coordenadores se sintam seguros e, assim, poderem dar o melhor de si dentro da sala de aula. Eu comparo sempre o EJA com a educação infantil: quando os alunos estão aprendendo novamente, o brilho nos olhos é encantador. Então, é isso o que faremos, motivar os professores para que sejam novamente mágicos, encantadores com esses alunos”, disse Michella.
Um dos participantes foi o professor da EJA da Escola Municipal Gildásio Pereira Castro, Alex Cerqueira. Segundo ele, a expectativa é sempre muito grande para a formação, principalmente com a implantação de um novo material. “É sempre bom termos algo para acrescentar, haja vista ser uma complementação de um trabalho que, nas escolas, tem uma visibilidade muito importante e promove o engajamento. Particularmente estou muito feliz”, comemorou o professor.