Com o objetivo de prestar orientações, esclarecer dúvidas e defender os direitos dos consumidores de Vitória da Conquista, foi instituído, em 1991, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon). Um dos órgãos do Governo Municipal, o serviço atende, diariamente, cerca de 100 pessoas.

Carlos Públio

Para o coordenador do Procon, Carlos Públio, essa procura é reflexo do acesso, por parte da comunidade, às informações sobre os seus direitos enquanto consumidores. Ele também comentou sobre a importância do órgão. “Trata-se de um serviço extremamente relevante, pois, por meio dele, os consumidores conseguem resolver rapidamente muitas questões, já que temos acesso direto a várias empresas. Muitas situações são resolvidas, inclusive, pelo telefone”, informou.

Em busca de sempre oferecer um melhor atendimento aos usuários, o Procon está passando por uma reestruturação. Além do funcionamento durante o horário de almoço, tramita na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei que cria o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Com ele, a legislação que regula o serviço será atualizada.Também será criado o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. Segundo o coordenador do Procon, o conselho vai possibilitar o maior envolvimento da sociedade na política municipal de defesa do consumidor.

Melhorias na estrutura física – Nos próximos meses, o Procon passará ainda por uma reforma na estrutura física. O serviço também estará integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com isso, as informações e os dados gerados no município integrarão estatísticas nacionais.

O Procon de Vitória da Conquista fica localizado na Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (77) 3429-7050/3429-7856.