Nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza a primeira edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos como parte do calendário dos Jogos Estudantis 2024. A programação, que terá início às 8h, acontece na quadra de esportes do Instituto Federal da Bahia (Ifba). O encerramento está previsto para as 12h.

De acordo com o coordenador dos Jogos Estudantis, Miquéias Pereira dos Santos, as atividades serão realizadas, simultaneamente, em circuito. “Os Jogos Estudantis Paradesportivos acontecerão, neste primeiro ano, no modelo festival, no qual o maior objetivo é proporcionar a vivência das modalidades paralímpicas. A quadra será dividida em três partes, uma para cada modalidade. Os alunos estarão em equipes passando por todas as modalidades por um determinado período de tempo, sem ter o aspecto competitivo”, explica Miquéias.

As modalidades serão Vôlei Sentado, Bocha e Tênis de Mesa. A expectativa é que participe, aproximadamente, 130 alunos com deficiência do Ensino Fundamental II, matriculados nas escolas municipais Carlos Santana, Cláudio Manoel da Costa, Prof.ᵃ Fidelcina Carvalho Santos, Frei Serafim do Amparo, José Mozart Tanajura, José Rodrigues do Prado, Lycia Pedral, Maria Rogaciana da Silva, Milton de Almeida Santos, Prof.ᵃ Lisete Pimentel Mármore e Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic).

Para o secretário da Smed, Edgard Larry, trata-se de um evento inédito para o município, que mostra a preocupação e o trabalho sério desenvolvido pelo Governo Municipal na área de inclusão. “É a marca da gestão Governo para Pessoas, da prefeita Sheila Lemos. Sabemos que a inclusão é um desafio, mas estamos superando todos os obstáculos e quebrando barreiras, para proporcionar aos alunos com deficiência e a seus pais, uma rede municipal acolhedora, inclusiva, a fim de que os bons resultados apareçam num futuro bem próximo”, afirma o gestor da pasta.