Neste sábado (22), foi realizada a primeira edição de 2025 do curso de Educação Perinatal “Vem Neném”. Com mais de cinco anos de existência, o evento já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e apoio para mamães e papais, especialmente os de primeira viagem.

É o caso de Leilane Santos, que está com 22 semanas de gestação. Segundo ela, o curso foi uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e ter acesso a diferentes profissionais. “Eu estou aprendendo muita coisa. Eu sou mãe de primeira viagem, então foi muito bom, muito interessante, porque eu ainda tinha muitas dúvidas e tinham muitas coisas que eu não sabia”, comentou.

Leilane Santos

Uma das palestrantes do dia foi a médica Bárbara Valise, residente de ginecologia e obstetrícia do hospital, que falou sobre mitos e verdades sobre a gestação e o parto. “Fiquei muito feliz em participar e esclarecer dúvidas das pacientes. Falei um pouco sobre os tipos de parto, a importância do parto vaginal, as indicações de um parto cesáreo e o reconhecimento dos sinais do trabalho de parto, porque são assuntos que geram muitas dúvidas”, ressaltou. Além disso, a médica reforçou a importância de “ter esse espaço para desmistificar e oferecer informações baseadas em evidências científicas”.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), o Vem Neném acontecerá de forma bimestral durante o ano, sempre levando conhecimento e acolhimento às futuras mamães e seus acompanhantes. A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Municipal Esaú Matos em promover uma assistência humanizada e qualificada para a comunidade.

Matéria relacionada:

Projeto “Vem Neném” fecha o ano de 2024 com quase 100 casais atendidos