O Coordenador de Transporte Público da Semob, Micael Batista, apresenta dados da Atuv durante o período de intervenção municipal

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista assumiu, este ano, as atividades operacionais e administrativas da Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV), mediante o decreto 19.479, publicado em 09 de maio. Na última semana, foram entregues ao representante da empresa detentora do Lote 2, Viação Cidade Verde, Roberto Giacomelli, todos os extratos bancários bem como os caixas com as movimentações da associação referente aos quatro meses de intervenção municipal.

De acordo com o coordenador de transporte público e interventor no serviço, Micael silveira, “Uma das nossas grandes preocupações durante esse período de intervenção é zelar pela saúde financeira da associação e, por isso, é fundamental a transparência. Representantes da câmara de vereadores já foram convidados para conhecer a ATUV e o processo de intervenção e todos os dados financeiros referente a esse período estão acessíveis para qualquer um que desejar solicitar. Cumprindo nosso compromisso de transparência, convidamos também o representante da Cidade Verde, o Sr. Roberto Jacomelli para acompanhar de perto esse processo e entregamos todos os extratos de contas bancárias e as movimentações dos caixas da associação”.

Redução de despesas – Desde 09 de maio de 2019, a Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV) teve sua administração transferida para o Interventor Municipal, Micael Silveira, por determinação do decreto de número 19.479. Durante esse período, algumas marcas positivas foram alcançadas pela Associação.

De acordo com o coordenador de transporte público e interventor do serviço, houve um aumento de 13% no número de atendimentos e uma redução nos custos da Atuv no período. “Registramos um número recorde de pessoas atendidas no mês de julho nos postos de atendimento, atingindo a marca de 23.784 usuários. Em contra ponto, os custos da operação tiveram uma redução de aproximadamente 12%, o que demonstra que a ATUV ganhou mais eficiência”, explica o interventor.

Ele também destaca a importância da descentralização no atendimento. Além das três unidades próprias de atendimento (UESB, Centro e Glauber Rocha), os usuários do sistema de transporte público do município pode buscar atendimento nos seis pontos localizados nos bairros: Candeias, Vila Serrana, Alto Maron, Patagônia, Urbis V e VI, isso traz facilidades para o usuário. Há um estudo em andamento para ampliação desse número de pontos de atendimento. No Shopping Boulevard, por exemplo, já está em fase final de instalação um quiosque que vai levar o atendimento da ATUV para todos os moradores daquela região da cidade.

Mais Comodidade– Outra facilidade para o usuário é o Aplicativo Atuv (encontrado nas lojas de aplicativo pelo nome ATUV/SIT: Bilhete Eletrônico). Com quase 6 mil cadastros no app, os usuários podem usufruir gratuitamente dos serviços de recadastramento estudantil, cancelamento de cartões, consulta sobre linhas que fazem integração temporal e avisos sobre bilhete eletrônico municipal. “O uso do aplicativo evita filas, gastos com impressões de documentos, além de outros benefícios. Somente janeiro até julho de 2019 já foram realizados quase 3.673 usuários foram atendimentos pelo aplicativo.”, coloca Micael Batista