Gestão e Inovação 
  Postado em 27 de agosto de 2023 as 10:36:45 
Com um quadro de 107 psicólogos – dados referentes a fevereiro de 2023 – que trabalham nas secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Educação (Smed), Gestão e Inovação (Semgi) e Saúde (SMS), considerados setores estratégicos, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem promovendo a saúde mental individual dos cidadãos e contribuindo para a harmonia coletiva e para o melhor funcionamento dos serviços prestados à comunidade.

Verbênia ministra roda de conversa sobre autocuidado
Seja no cuidado coletivo ou individual, do público externo ou interno, o psicólogo é agente de transformação, trabalhando nos bastidores para fortalecer os alicerces da gestão pública eficaz e empática. E hoje, 27 de agosto, é um dia especial para homenagear e parabenizar todos os psicólogos que desempenham um papel crucial no município. Neste Dia do Psicólogo, o Governo Municipal expressa gratidão pelo trabalho que eles realizam em prol dos servidores e da comunidade.
A Psicologia no SUAS
A maioria dos psicólogos do Município atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A diretora de Assistência Social da Semdes, Irlane Gomes, que também é psicóloga, explica que a partir do olhar da psicologia em conjunto com outras áreas, busca-se identificar as diversas questões que vulnerabilizam as famílias e geram sofrimento e também observar as potências presentes nos usuários, nas suas famílias e no próprio território que possam fortalecê-los e contribuir para a superação de suas dificuldades e exercício da cidadania.
“O trabalho do psicólogo no SUAS enfatiza relações das pessoas, dos usuários e das famílias em relação ao contexto social em que vive. Eles também se atentam para a prevenção de vulnerabilidades sociais e riscos sociais e pessoais que essas pessoas podem estar submetidas, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades pessoais e coletivas”, contextualiza Irlane.

Irlane Gomes
Cuidando de quem cuida
Um serviço que tem ganhado destaque no Governo para Pessoas é o Núcleo de Psicologia da SEMGI, que busca ofertar atendimento psicológico para servidores municipais. Um desses psicólogos é Verbênia Ribeiro, que reafirma a sua escolha pela psicologia. “Considero um grande privilégio ter nas mãos o conhecimento para conduzir as pessoas a se tornarem o melhor que elas podem ser e refirmo minha escolha toda vez que observo a evolução de um paciente”, diz.
Para a profissional, a psicologia é uma ciência e um ofício sério, que exige dedicação, estudos e comprometimento constante, mas também é um espaço de crescimento e mudanças significativas. “Pois à medida que conduzo as pessoas ao encontro com si próprias, com a possibilidade de viverem de forma congruente, autônoma e plena, também me fortaleço e me desenvolvo como profissional promotora da saúde mental e também como pessoa”, completa.

Verbênia Ribeiro
Os desafios psicopedagógicos
Já Cléa Lopes atua desde 2015 na Secretaria Municipal de Educação. Ela ingressou como parte da equipe multidisciplinar do Núcleo Pedagógico, buscando, junto com a equipe, maiores possibilidades e avanços para o aluno público da Educação Especial.
Atualmente, Cléa enfrenta outro grande desafio: atender, encaminhar e monitorar os casos de alunos vítimas e testemunhas de diversas violências. O trabalho é realizado através do NPMV – Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas, que conta com uma equipe treinada e capacitada que trabalha com o objetivo de prevenir e reduzir os danos em crianças e adolescentes vítimas da violência. O Núcleo foi criado em 2021, com intuito de ser um braço da Escuta Protegida na educação.

Cléa Lopes
Com essa mesma equipe, ela também desenvolve, através do PPAM – Programa de Pacificação de Conflitos no Ambiente Escolar – o trabalho de mediação de conflitos nas escolas, buscando pacificar e promover a cultura de paz, consequentemente prevenindo outras formas de violências. “Nesse contexto, sinto que a expertise do profissional de psicologia se torna indispensável, já que a nossa formação permite termos um olhar cuidadoso e sensível para compreender a causa e a consequência de fenômenos tão recorrentes como a violência”, comenta.
O compromisso que eles têm com o bem-estar emocional e mental das pessoas é admirável. Ao oferecerem apoio, orientação e cuidado, contribuem significativamente para a construção de ambientes saudáveis na prefeitura. Seja ajudando os servidores a enfrentar os desafios do cotidiano, proporcionando ferramentas para lidar com o estresse ou auxiliando na resolução de conflitos, o impacto positivo de suas intervenções é inegável.
Neste dia, o Governo Municipal reconhece e valoriza cada sessão, cada conversa e cada momento dedicado a entender, apoiar e guiar aqueles que buscam seu auxílio. Seu comprometimento inspira todos a enxergar a importância de cuidar da saúde mental e emocional, e seu trabalho é um exemplo brilhante de como profissionais dedicados podem fazer a diferença.








