Ao som de percussão, músicas, dança e apresentações de karatê e capoeira, foi realizado mais um dia do 1º Encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Conquista Criança. O evento, que teve início na última segunda-feira (21) e segue até amanhã (25), é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e reúne crianças e adolescentes das diversas unidades de assistência social de Vitória da Conquista.

Nesta quinta-feira (24), a prefeita Sheila Lemos foi conferir de perto a animação e aprendizado das cerca de 900 crianças e adolescentes que têm passado pelo encontro. “Comemorando o mês das Crianças, nós estamos trazendo as crianças e os adolescentes que fazem parte dos territórios onde acontecem os serviços de convivência, inclusive da zona rural, para que elas conheçam esse espaço maravilhoso, todo pensado para elas, com toda essa interação das crianças e onde elas passam pelas diversas oficinas. Então é um momento de muita alegria para todas essas crianças e para nós também, enquanto governo”, declarou a prefeita.

Além das atividades culturais, os referenciados das diferentes unidades socioassistenciais participam de oficinas de artesanato, xadrez, aprendizado colaborativo, jogos recreativos, fotografia, entre outros. Os adolescentes também têm acesso ao serviço de corte de cabelo de forma gratuita e recebem brindes e certificado de participação.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o evento é uma oportunidade para esses meninos, “pois eles podem participar de atividades lúdicas, desenvolver habilidades relacionais, mas principalmente ocupar o espaço público e o Centro de Convivência Conquista Criança simboliza esse fortalecimento que viemos materializando nos últimos anos com investimentos na infraestrutura, permitindo que os espaços da assistência social possam garantir dignidade e direitos que são essenciais à vida das pessoas”, completou Michael.

Uma turma animada veio de Bate-Pé para o evento. O adolescente Carlos Eduardo, 16 anos, faz parte do grupo. “É um dia especial para nós que da zona rural vir aqui conhecer o Conquista Criança. E é muito bom. Eu participei hoje capoeira, dança. Lá nós fazemos mais esporte, futebol, vôlei, essas coisas”, comentou o referenciado.

Desde os 10 anos, Consuelo de Jesus, 19 anos, participa do SCFV do Cras Nossa Senhora Aparecida, onde, como ela mesma disse, faz muitas tarefas muita boas. Nesta manhã, ela participou das aulas de capoeira e de dança e falou da sua experiência. “É assim diferente, né? Eu gostei muito. Eu amei. Foi a primeira vez que fiz aula de dança e eu amei muito”, disse.

Quem também amou a oficina de dança foi Lauren Oliveira Santos, 12 anos, que veio do povoado de Baixão. “Nós dançamos, a professora é bem legal e ela é muito boa”, resumiu Karen. Nesta quinta, além dos referenciados do SCFV Bate-Pé, SCFV Baixão e SCFV Cras Aparecida, estiveram o SCFV Conquista Criança e Creas Novo Olhar.

O 1º Encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa do Centro de Convivência Conquista Criança e conta com a participação de usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central, do Creas Cidca, Creas Novo Olhar, do Centro de Convivência Conquista Criança, da unidade de acolhimento Acolhendo e Cuidando, da Unidade de Acolhimento para Criança e Adolescente, do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, do abrigo provisório para a população migrante e do Centro Pop Criança e Adolescente.

“Esse momento foi pensado e construído pelos próprios trabalhadores, em conjunto com os usuários, numa perspectiva de realizar um momento de fortalecimento dos vínculos comunitários entre todas essas unidades que atende o município inteiro. E está sendo uma semana bastante alegre, bastante proveitosa para as crianças e adolescentes e fortalecendo mais uma vez os vínculos comunitários”, concluiu a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes.