Desde a última terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio de um trabalho conjunto entre diversas secretarias, retomou as ações de limpeza e retirada de materiais orgânicos no Parque Municipal da Lagoa das Bateias. O trabalho está sendo feito com foco na recuperação das laterais e, principalmente, dos canais, que recebem um grande volume de água dos bairros Santa Cruz, Urbis II e V, Cidade Serrinha e Cidade Modelo.

A limpeza é fundamental para que o Parque volte a ter sua drenagem funcionando de forma correta. Nos próximos dias, a Secretaria de Infraestrutura também vai instalar redutores de velocidade — no modelo de tartarugas — para garantir mais segurança aos frequentadores.

Responsável pela revitalização, o assessor especial Lucas Batista destaca a importância do trabalho para dar continuidade ao processo de revitalização do parque, que se tornou um dos principais pontos de lazer e convivência não apenas da Zona Oeste, mas de toda a cidade.

“Nós estamos tirando esse material orgânico que nasceu na lateral do bairro Santa Cruz e logo vamos terminar também na parte do Parque Poliesportivo. Se tudo der certo, com 90 dias a parte aquática vai estar toda liberada. Nessa primeira etapa, a gente vai trabalhar só com a escavadeira hidráulica, e com as caçambas pra retirada do material. Na próxima semana a gente vai começar com o trator de esteira, pra poder fazer uma planície naquela parte ali do museu, onde a população vai poder ver mais de perto a lagoa, levar seus filhos para usufruir esse espaço que é de todos”.

Lucas Batista ressalta o trabalho para melhorar a drenagem dos canais, devido à proximidade dos períodos mais chuvosos no final do ano. “É justamente para quando a chuva chegar não ter o risco de alagamentos, tanto no bairro Santa Cruz como nas adjacências da região. E também pedimos mais consciência da população para não descartar lixo na área, porque polui, impede o uso completo do espaço. O parque pertence a todos, e deve ser cuidado por todos”, completou o assessor, afirmando que novas intervenções serão anunciadas nas comemorações do aniversário da cidade.

Morador do bairro Santa Cruz, Paulo César Jesus expressou a satisfação em ver a Lagoa das Bateias sendo cuidada, por ter uma relação íntima com o espaço. “A gente sempre sonhou em ver isso aqui bonito. Nós moradores estamos muito felizes com a manutenção. Minha netinha tem 4 anos e eu criei ela aqui, ela até chama de ‘Lagoa do Vovô’. Inclusive, eu plantei algumas árvores aqui ao redor, há 16 anos, e cuidei para que crescessem. Isso aqui é um espaço ambiental maravilhoso”.

Processo de revitalização

O projeto de revitalização foi iniciado em março de 2023. Na primeira fase da reforma, o foco foi a recuperação do local com a limpeza da vegetação, com a retirada de resíduos orgânicos, entulho e das taboas, recuperando o espelho d’água. A segunda etapa envolveu a inauguração do Parque Esportivo José Maria Nogueira Arêas, nome oficial da Vila Esportiva da Lagoa das Bateias, que tem transformado a qualidade de vida da população. Inaugurado em julho de 2024, trata-se de um espaço amplo, arborizado, com estrutura moderna, que recebe atletas amadores e famílias inteiras interessadas tanto em se exercitar quanto em aproveitar o ar puro e a paisagem para lazer e contemplação.