A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza mais uma edição do Maio da Diversidade – um mês de ações dedicado às conquistas e lutas enfrentadas pela comunidade LGBTQIAPN+. Com o tema “Somos contra a discriminação e o preconceito”, a programação da campanha deste ano se inicia na próxima sexta-feira (17). A cerimônia de abertura será realizada no Planetário Everardo Públio de Castro, às 9h, e contará com uma palestra sobre os desafios e conquistas da comunidade público-alvo.

As ações da campanha vão até o dia 29 de maio, com palestras, rodas de conversa, painéis e apresentações artísticas. Dentre os temas discutidos na campanha estão “Mulheres trans no cárcere”, “O tabu do HIV no século XXI” e “Saúde mental na comunidade LGBTQIAPN+”. Finalizando as atividades, no mês de junho, será realizada a Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+.

Para o coordenador municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa, celebrar a diversidade não se resume apenas a um mês específico, entretanto, o Maio da Diversidade serve como um momento de reflexão e conscientização para toda a sociedade. Trata-se de uma oportunidade para aprender, questionar e fortalecer os laços de respeito e solidariedade entre os indivíduos.

“Essas ações são necessárias para que façamos o enfrentamento das violências sofridas pela comunidade LGBTQIAPN+ e também para reconhecer esses grupos nos diversos espaços que eles ocupam, seja no campo da saúde, da educação, da cultura e da assistência social. O Maio da Diversidade é uma forma do Governo Municipal viabilizar e reconhecer a importância dessa comunidade”, explicou José Mário.

“Garantindo direitos”

O Maio da Diversidade é um momento para reafirmar e defender os direitos da comunidade LGBTQIAPN+, ao mesmo tempo em que reforça valores como inclusão, autonomia e democracia. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio da Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, tem ofertado diversos serviços para esse público. Com acesso a orientações jurídicas e atendimento psicológico, a comunidade tem sido amplamente assistida, em especial, a população transexual que se encontra em maior situação de vulnerabilidade social no município.

A programação completa do Maio da Diversidade pode ser conferida abaixo: