A mesa de abertura contou com a participação do diretor de Assistência Social Michael Farias, do promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude Marcos Coelho, da procuradora do MPT Maria Manuela Brito do Amaral, da coordenadora da Secretaria de Educação Alessandra Ferraz de Oliveira e do conselheiro do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) Joab Silva.

Com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade para o combate ao trabalho infantil, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem realizado uma série de ações em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Campanha Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Dentro desta programação, nesta terça-feira (19), no auditório da Universidade federal da Bahia (Ufba), o procurador do Ministério Público do Trabalho do Estado do Ceará, Antônio de Oliveira Lima, ministrou a palestra intitulada “A realidade do trabalho infantil na atual conjuntura socioeconômica brasileira’’.

O evento contou com a participação de trabalhadores da Rede Municipal de Assistência Social e demais órgãos governamentais e não governamentais que realizam atendimento às crianças e adolescentes que tem seus direitos violados.

“Desde o ano passado o Governo Municipal tem feito uma série de investimentos, principalmente em educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras. Assim, permite o enfrentamento dos fatores estruturantes que geram desproteção social e levam meninos e meninas à situação de trabalho infantil. Por isso, neste ano, a nossa programação contempla não só ações com os usuários dos serviços de assistência, mas também contempla os nossos servidores com a parceria com o MPT”, ressaltou o diretor de Assistência Social, Michael Farias.

A procuradora do Trabalho, Maria Manuela Brito do Amaral, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa do evento e acrescentou: “A Prefeitura pode sempre contar com a gente, estamos à disposição, de portas abertas, porque sem esse diálogo esse processo de erradicação do trabalho infantil não trará resultados”.

Durante sua palestra, o procurador Antônio Lima convidou a todos a participar da luta contra a exploração do trabalho infantil. “Estou muito feliz em estar aqui hoje dialogando com os trabalhadores nesta programação que, na verdade, começou ontem com o encontro de adolescentes em que formamos o primeiro Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Comapeti) da Bahia.”, comentou Antônio.

O procurador Antônio Lima convocou os trabalhadores para se engajarem na luta contra o trabalho infantil

Cidadão Aprendiz –A programação continua nesta quarta-feira (20), 10h, no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), com o lançamento do Projeto Especial Cidadão Aprendiz. O projeto de aprendizagem profissional será implantado no município dentro da modalidade de cotas sociais, com qualificação teórica e prática. A Prefeitura será a responsável pela qualificação prática dos jovens e o Ifba será o responsável por sua formação teórica, que se dará na área administrativa e de apoio a usuários de informática. Além disso, os jovens contam com o apoio da Rede de Atenção ofertado por uma equipe técnica composta por psicólogo, pedagogo e assistente social durante todo o período de contrato.