O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e a agricultora Carla Aragão

Desde 29 de janeiro, a Prefeitura de Vitória da Conquista está realizando o cadastramento de produtores rurais do município no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O procedimento é feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), de forma totalmente gratuita para os agricultores.

A agricultora Carla Aragão, do Assentamento Cipó, foi a primeira a receber sua carteirinha do CAF, emitida pela SMDR. “Estou muito feliz. Estava já há muito tempo tentando fazer, porque isso é muito importante para a gente, que é agricultor, e para os projetos. Só tenho a agradecer à equipe da secretaria”, comentou Carla.

O CAF é um documento que permite aos agricultores o acesso a uma série de benefícios sociais, como o crédito do Pronaf, o programa Minha Casa Minha Vida Rural, o Garantia Safra, entre outras políticas sociais do Governo Federal.

“Tudo isso só pode ser acessado através do CAF”, diz o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias. “Antes, a Prefeitura não fazia essa emissão, e foi uma luta para conseguirmos. Os agricultores tinham dificuldades para conseguir. E, quando conseguiam, em sindicatos ou em algumas empresas, isso tinha um custo alto para eles. A ideia é divulgar, mais e mais”, complementa Breno.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, o agricultor deve comparecer à SMDR, que fica na rua Catão Ferraz, S/N, Centro (acima da Feira da Ceasa). Para saber quais os documentos necessários, clique aqui e veja a lista.

Para mais informações sobre o cadastramento, entre em contato com a SMDR pelo telefone (77) 3420-7002.

E, para saber mais sobre o CAF, clique aqui.