Notícia Destaque
Postado em 25 de agosto de 2013 as 09:50:59
Nesse sábado, 24 de agosto, das 8h às 17h, pais e responsáveis tiveram um compromisso com seus filhos menores de 5 anos: levarem as crianças até uma Unidade de Saúde para verificar se caderneta de vacinação está em dia. Foi o Dia D da Campanha de Multivacinação promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
Em todas as unidades de saúde, os profissionais de saúde avaliaram e atualizaram a situação vacinal das crianças. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizou pontos de apoio, a exemplo dos que funcionaram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila América, nas escolas Raimundo Bahia Nova e Doutor Antônio Helder Thomaz, no Programa Conquista Criança, nos residenciais Vila Sul e Vila Bonita, na Igreja Santa Clara e na creche do bairro Jurema.
Na zona rural, as equipes de saúde do Iguá, São João da Vitória, São Sebastião, Simão e Campinhos, Lagoa das Flores, José Gonçalves, Limeira, Capinal, Roseira, Veredinha e Bate-Pé também vacinaram as crianças em diversos povoados de cada distrito.
No ponto que funcionou nos residenciais Vila Sul e Vila Bonita, Silvanita Santos Brito, levou sua filha, Alani de 4 anos, para atualizar seu cartão. “Hoje vim aqui, porque sei que a vacina protege a saúde da minha filha”, ressaltou.
Já no Cras Vila América, Luna Gabriela de 18 meses não precisou tomar nenhuma vacina, porque seu cartão estava em dia, como informou a tia da criança, Josefa Oliveira. “A gente traz a criança para vacinar para que ela tenha sempre saúde”, destacou Josefa.
O objetivo do Ministério da Saúde com a campanha de atualização é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Esta é uma oportunidade a mais de os pais verificarem se o esquema de vacina na criança está completo”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Elba Sampaio.
Para realização do dia D, a Secretaria de Saúde contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social, da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (Embasa) e da Universidade Estadual da Bahia (Uesb).
Os pais que por algum motivo não puderam levar seus filhos nesse sábado a alguma unidade de saúde têm até o dia 30 de agosto para participarem da campanha. As unidades oferecem todas as vacinas do calendário básico.









