Com objetivo de instrumentalizar os educadores sociais que atuam no Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou na sexta-feira, 12 de maio, no Centro de Convivência do Idoso, um Workshop Educação Musical ministrado pela professora Norma Elite Guimarães, que é responsável pelo coral da Terceira Idade do Centro de Convivência do Idoso.

O curso abordou aspectos da pedagogia musical e construção de instrumentos alternativos rítmicos para educadores que não são especialistas em música, mas que podem trabalhar com estas ferramentas nos grupos de convivência de crianças, adolescentes e idosos. “Nosso objetivo é que os educadores saiam daqui motivados a identificarem e reconhecerem seu potencial musical e rítmico para o trabalho com seus educandos”, destacou Norma Elite.

Para a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Aline Maciel, o curso é uma oportunidade para os educadores adquirirem novos conhecimentos para potencialização de suas ações nos serviços de convivência. “Nosso objetivo é que eles possam multiplicar, diversificar suas atividades. E a música traz vários elementos importantes, como concentração, ritmo, ludicidade, atenção, mexe com o corpo, que devem ser trabalhados com os educandos”, avaliou Aline.

Aline Maciel e Simone Nascimento

A educadora social do CRAS Central, que atende a zona rural, Simone Nascimento Carvalho, acredita que o curso veio em boa hora e será de grande valia para implementação de suas atividades. “O curso me deixou cheia de ideias, já estou pensando aqui como aplicar as técnicas, principalmente no grupo de crianças”, comentou Simone.