Com o objetivo proporcionar os alinhamentos conceituais, legais e políticos necessários para subsidiar os debates e o planejamento de ações e dar suporte à estruturação de práticas relacionadas ao direito de toda criança e adolescente à convivência familiar e comunitária, o Governo Mais perto de Você está promovendo o II Ciclo de Formação Continuada de Assistência Social (SUAS) nos dias 10 e 11 de julho.

Durante a abertura do encontro, na manhã desta segunda-feira, no auditório do CEMAE, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, destacou a importância da promoção de capacitações para o servidores municipais e demais atores que trabalham na Rede Municipal de Assistência Social, “em apenas seis meses da gestão do prefeito Hérzem Gusmão esta é a segunda capacitação que promovemos, buscando ampliar e melhorar o atendimento prestado à comunidade que mais precisa do nosso amparo”, ressaltou Irma.

O secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, que na oportunidade representou os demais gestores do Governo Mais Perto de Você, lembrou a importância da realização de capacitações para valorização dos servidores e também para interação com a sociedade civil, “este evento também tem o objetivo de construir pontes e elaborar projetos para o acolhimento de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”, salientou Esmeraldino.

Para realização do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social contou com a parceria do Conselho Municipal de direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). “É com muita satisfação que nós participamos da promoção deste evento que entre os muitos temas importantes debaterá o plano de Convivência Familiar” destacou Leda Freitas presidente do COMDICA.

A mesa de abertura também contou com a presença da conselheira tutelar Joicione Fonseca, do diretor de Assistência Social, Michael Farias, do promotor Marcos Coelho e do defensor público Pedro Fialho.

A palestra de abertura foi proferida pela secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas, SP, Jane Valente, que falou sobre a interpretação e atribuições de sentido às leis protetivas brasileiras, como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Nosso objetivo é falar mais sobre a legislação e todo o processo que as instituições têm que utilizar para conseguir no Brasil garantir o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes”, esclareceu Jane.

Jane Valente