A Prefeitura de Vitória da Conquista prossegue com ações contra a dengue em todo o município, inclusive nas escolas, creches e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Desde o ano passado, o Governo Municipal adquiriu material didático voltado à prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) inseriu nas disciplinas temas relacionados à doença.

As ações de ensino e prevenção são contínuas e acontecem nas unidades escolares tanto na zona urbana quanto na rural. “As ações foram planejadas, estão prontas para o ano inteiro e estão sendo executadas. O material está inserido nos assuntos abordando a dengue em disciplinas como Português, Matemática, Geografia, Ciências”, explicou Filipe Bittencourt, coordenador do Núcleo de Saúde da Smed.

No distrito de São João da Vitória, por exemplo, os alunos da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro estão aprendendo sobre o combate e prevenção da dengue. Em uma das ações, eles foram às ruas do distrito e, com a supervisão dos professores, orientaram a população sobre os cuidados com o mosquito.

“Os nossos alunos participaram de roda de conversa, pesquisa junto aos professores; depois, foram produzidos panfletos e os estudantes conversaram com a comunidade. A gente acredita que informação é poder, e fizemos dos alunos vetores para que eles levem para as casas deles, para a comunidade, a informação. Assim, estamos fazendo o nosso papel enquanto escola, que é o de formar pessoas capazes de interagir na sociedade, de forma eficiente e ativa”, disse a diretora da instituição, Cyntia Maria.

O professor Ricardo Paiva lembrou que, por meio dessas ações com a comunidade, os alunos colocam em prática o que aprenderam em sala de aula e levam o conhecimento adquirido para além da família. “O projeto é bastante importante para colocar os alunos cientes sobre o problema da dengue, da doença e até para informar a população através dos alunos. É importante manter esse diálogo escola-comunidade, e que os alunos repassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula não só para a família, mas para todos que vivem ali naquele entorno”, destacou.

Entre os povoados que têm recebido as ações da Smed, está o distrito de Iguá. Na localidade, dona Sirlene Rocha recebeu as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prascóvia Menezes Lapa e elogiou a iniciativa de combate à dengue.

“Muito importante essa ação contra a dengue. A creche está fazendo um trabalho muito importante com as crianças, já ensinando a importância dos cuidados com lixo, lata, colher e outros objetos. É muito importante, muito bem feito o trabalho deles”, elogiou.