Desenvolvimento Social
Postado em 28 de julho de 2023 as 16:18:30

Salão do Complexo Esportivo Murilão
Em comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, uma ação comunitária intersetorial que uniu a comunidade em prol dos direitos das crianças e adolescentes. A celebração, realizada no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão) contou com a participação ativa de jovens talentos, instituições e representantes do poder público local.
A atividades festiva, coordenada pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Bruno Bacelar, Miro Cairo e Vila América, foram marcadas por diversas apresentações culturais protagonizadas por crianças e adolescentes que fazem parte desses serviços, e ressaltaram a importância do ECA na garantia dos direitos da criança e do adolescente. A ação também contou com a participação dos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescência (NUCA).

Sheila destacou as ações do Município em defesa da criança e do adolescente
A prefeita Sheila Lemos reforçou os avanços conquistados desde a criação do ECA e reafirmou o compromisso da administração municipal na promoção de políticas públicas voltadas à infância e à juventude. “Nós somos uma cidade que cuida das crianças e adolescentes com investimentos na Assistência Social, na Educação e Saúde. Nós temos orgulho de ser referência na implementação da Lei de Escuta Protegida, com o único Complexo de Escuta Protegida do Brasil que foi reconhecido internacionalmente com a visita do rei e da Rainha Silvia da Suécia” declarou Sheila.
O secretário de Assistência Social, Michael Farias, destacou a importância da união entre os setores públicos, privado e a sociedade civil para promover ações efetivas em prol dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Essa é uma data que muito nos orgulha, comemorar o ECA é comemorar a inclusão de crianças e adolescentes enquanto cidadãos de direitos, por isso, estamos aqui hoje celebrando e destacando as ações da Prefeitura que garantem esses direitos”, ressaltou Michael.
Diversas entidades que atuam com a infância participaram do evento, a exemplo do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
Andressa Larissa Pereira Santos, de 33 anos, participou do evento com a sua filha Maria Laura, de dois anos. Ela acredita que com o ECA, as crianças e adolescentes estão mais protegidos. “É muito bom saber que existe uma Lei que protege nossas crianças, ainda mais com o mundo tão violento”, ressaltou.
Além de atividades culturais, a Ação Comunitária também ofereceu diversos serviços essenciais à população, abrangendo áreas como saúde, educação e assistência social. Profissionais das respectivas áreas disponibilizaram atendimentos de saúde preventiva, orientações educacionais e assistenciais, proporcionando um dia de cuidado e apoio à comunidade. Os estudantes da Faculdade Santo Agostinho (FASA) também participaram da ação, com oferta de serviços de saúde.