A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta terça-feira (17), a 38ª edição do Suas na Comunidade, no Loteamento Santa Terezinha, bairro Jatobá. Durante o dia, foram ofertados os serviços de assistência social, habitação e política para mulheres; além da participação de entidades parceiras, como a Defensoria Pública da União.

Ao longo da ação, mais de 50 pessoas do loteamento e de comunidades vizinhas foram atendidas. A coordenadora do programa, Laís Pinheiro, explicou que esta foi a quinta ação realizada na região do Jatobá e que a localidade tem sido escolhida de forma estratégica, devido às demandas dos moradores. “Estamos novamente no bairro Jatobá, mas dessa vez no Loteamento Santa Terezinha, que ainda não havia recebido o programa. Estamos observando que a comunidade tem acessado os serviços e tido um saldo muito positivo da nossa atuação”, afirmou Laís.

Buscando atendimentos do Cadastro Único, Genivaldo Ferreira relatou que, além da estrutura, o que ele mais gostou no programa foi a facilidade de acessar informações e se orientar sobre os seus direitos. “Fui orientado pela equipe e sei que tudo vai dar certo. A ação foi boa demais, tem coisas que eu nunca tinha ouvido falar, e eu conheci hoje. Essas ações são boas para que a gente fique informado”, relatou.

Parcerias e cursos

Ainda nesta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) irá lançar uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para ofertar cursos profissionalizantes. Isabela Prado, assistente social do Senai que estava fazendo a inscrição dos moradores, explicou que o público prioritário são os residentes dos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida, mas que outras pessoas acompanhadas pela assistência social também podem participar.

 

Isabela

“Inicialmente os cursos serão voltados para a culinária. O nosso objetivo é o empoderamento da comunidade. Queremos transformar histórias de vida, e uma forma de fazer isso é ofertando os cursos técnicos e profissionalizantes para que as pessoas possam se capacitar”, afirmou Isabella. Os cursos serão iniciados na próxima sexta-feira (20), em uma ação comunitária no Cras Jardim Valéria.