Notícias
Postado em 9 de dezembro de 2023 as 15:00:13

A Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu, neste sábado (9), a 23ª edição do projeto Saúde em Todo Lugar, que foi também a última de 2023. Desta vez, a iniciativa foi realizada no Assentamento Caldeirão, que fica a cerca de 80 quilômetros da zona urbana, numa região do distrito de Cercadinho que inclui também os assentamentos Mutum, Cipó, Baixão, Olho d’Água, Fábio Santos e Conquista do Rio Pardo. Juntas, essas localidades somam aproximadamente 500 famílias assentadas.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou na Escola Municipal Fábio Henrique uma estrutura para oferta de consultas com médico clínico, pediatra e dermatologista, atendimento odontológico com o Odontomóvel, vacinação, cadastro e atualização do cartão SUS, aferição de pressão arterial e glicemia, exame PSA, testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos, atividades educativas em conjunto com a equipe do eMulti, sala de espera com profissional de psicologia, além de serviços estéticos em parceria com o Movimento Donas de Casa (MDC). Para as crianças, houve distribuição de brinquedos e guloseimas.
“É uma ação importante para a gestão e também para os moradores desta localidade, que muitas vezes não têm acesso aos serviços, diante da distância”, comentou a apoiadora institucional Clariana Graziani, responsável por coordenar a equipe de organização do Saúde em Todo Lugar. “Pretendemos continuar a realizar esse tipo de ação para levar mais saúde àqueles que tanto precisam”, reforçou.
“As famílias do campo necessitam dessa atenção”, concordou a professora Roselândia Ferraz, que dá aulas de História na Escola Municipal Fábio Henrique e integra a comunidade local. Ela destacou as consequências positivas da realização do projeto na região. “É de uma importância muito grande, considerando que nós moramos no campo e temos muita dificuldade para ter acesso a esses serviços. Geralmente, eles acontecem lá na cidade, e a gente tem uma dificuldade para conseguir vagas e fazer a marcação”, relatou.
“Agora, estamos tendo no mesmo dia o atendimento nas diversas áreas”, prosseguiu Roselândia. “É um trabalho muito bom. E a gente espera que venha a acontecer outras vezes, porque nós temos um número grande de famílias”, destacou a professora.
- Roselândia Ferraz
- Clariana Graziani
Benefícios para toda a família
A família da estudante Marinalva Pereira Silva, 38 anos, foi uma das que se beneficiaram com as ações oferecidas pelo projeto Saúde em Todo Lugar. Além de se consultar com médico clínico e dermatologista, Marinalva se submeteu a uma sessão de massagem e fez uma visita à designer de sobrancelhas. O marido, Marconi Borges, 40, agricultor e vigilante na unidade de ensino local, também fez consulta dermatológica e o exame de PSA. Os filhos, Raví, 12 anos, e Kyara, 5, ganharam lanches e brinquedos.
“Nós precisamos não só de trabalho, mas também de nossos direitos, como cidadãos. E o lazer é fundamental, também, para a nossa saúde mental”, defendeu Marinalva, que cursa o 6º e o 7º ano do Ensino Fundamental, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Fábio Henrique.

Marinalva Silva (de preto) com o marido, Marconi, a sogra, dona Jair, e os filhos, Raví e Kyara
Segundo ela, os benefícios de um projeto como esse são permanentes. “Isso é para a vida. Ajuda tanto dentro de casa, com o marido e os filhos, quanto com os professores. A gente fica mais calmo e se sente até mais importante. A gente se sente vivo, lembrado, valorizado”, comentou. “Quando vem um órgão desse para cá, é a mesma coisa de dizer: vocês não são esquecidos, vocês são lembrados”, concluiu Marinalva.
Marconi fez uma avaliação semelhante à da esposa. “Todos nós sabemos que são comunidades carentes. Então, quando chega um projeto desse, que pode proporcionar tantas coisas boas para a comunidade em geral, é maravilhoso”, disse. “Muitos aqui estavam precisando. E hoje, estão realizando. Isso é maravilhoso demais para a nossa comunidade”.
A mãe de Marconi, dona Jair Borges Costa, 61 anos, também foi atendida pelo projeto. Cuidou da aparência das sobrancelhas, atualizou os dados do cartão SUS, informou-se sobre onde apanhar medicamentos e ainda adquiriu brinquedos para os netos. “Para nós, hoje foi uma glória. Temos que agradecer muito a Deus e a esse pessoal”, exultou dona Jair.
O projeto
O Saúde em Todo Lugar é desenvolvido pela SMS, desde 2021, com serviços das diretorias da Atenção Básica e de Vigilância em Saúde, a fim de facilitar o acesso aos serviços primários nos locais de difícil acesso do município. Ao longo das 23 edições do projeto, aproximadamente 8 mil atendimentos já foram realizados nos povoados e distritos da zona rural.



















