Vacinação esteve disponível em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista

Das 8h às 14h deste sábado (27), milhares de pessoas compareceram às 24 unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista, e também à Creche Jurema, ao Colégio Camilo de Jesus Lima e à sede do Cras Vila América, para se vacinar no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

Além do público prioritário visado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os maiores de 18 anos que estavam em dia com as doses contra a Covid-19, também puderam se imunizar com a vacina bivalente. “Graças a Deus, a pandemia já teve o seu final decretado, mas a Covid ainda existe”, informou a coordenadora de Imunização da SMS, Mariana Matos.

No que diz respeito à influenza, Mariana chamou a atenção para a necessidade de se prevenir. “Estamos chegando ao período mais frio do ano, que é quando as pessoas adoecem mais gravemente das síndromes respiratórias. Então, as pessoas que estiverem vacinadas, têm a possibilidade de, caso venham a adoecer, seja de forma mais branda”, acrescentou a coordenadora.

Em busca dessa prevenção, o aposentado Agenor Basílio dos Santos, 84 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina contra a influenza. “Sou assim, sou dos primeiros. Graças a Deus, nós temos essa vacina. Isso é uma coisa boa demais”, alegrou-se Agenor, que mora na região da Chapada Diamantina, mas estava de passagem por Vitória da Conquista.

Também foi o caso de outra aposentada, Magda Guimarães, 62 anos, que aproveitou para receber também a vacina bivalente. “É uma decisão muito importante do governo para que a Covid não se espalhe”, observou.

Outra imunizada, Elaine Sampaio, tomou a vacina exatamente no dia em que completava 37 anos – o que mereceu um comentário da técnica de enfermagem Mônica Gonçalves, responsável por lhe aplicar a dose do imunizante: “O presente que ela vai ganhar é a vida”. Já com seu cartão de vacina atualizado, Elaine se mostrou aliviada: “Isso é muito importante para a gente combater essa doença”.

Elaine Sampaio e a técnica de enfermagem Mônica Gonçalves

‘Vacinas são importantes’

Presente na ação de vacinação do Dia D, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, ressaltou que, a despeito de haver um dia especial, a vacinação continuará pelos próximos dias, em todos os postos de saúde, no horário regular de funcionamento. “O Dia D é importante para chamar as pessoas para virem se vacinar e para que a gente alcance os objetivos em nível municipal e estadual. Mas o movimento de vacinação é diário. É uma ação permanente e nós precisamos voltar ao fluxo de vacinação das pessoas”, pontuou.

Ainda de acordo com o secretário, há um esforço extra para conscientizar a população sobre a necessidade de se vacinar e de manter seus filhos vacinados. “As vacinas são importantes”, assegurou Vinícius.