Oficina de implantação de hortas em pequenos espaços, realizada no povoado de Caiçara

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), realizou mais uma edição da oficina sobre implantação de hortas em pequenos espaços, dessa vez no povoado de Caiçara, na zona rural de Vitória da Conquista. Essa iniciativa, que já ocorreu em outros distritos e povoados, visa promover práticas agrícolas sustentáveis e estimular formas alternativas de renda para a população.

Essa foi a quarta oficina sobre hortas em pequenos espaços aplicada na zona rural. Uma iniciativa da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, a oficina visa promover melhoria na qualidade da alimentação da população em situação de vulnerabilidade social, estimulando o cultivo e o consumo de alimentos saudáveis. “Estamos conscientizando a comunidade sobre a relevância do cultivo de alimentos em pequenos espaços. Práticas como essa estimulam e melhoram a alimentação, a economia, a cidadania e os laços sociais”, afirmou Karine Barros.

Durante a oficina, a engenheira agrônoma da SMDR, Nilma Dias, compartilhou conhecimentos técnicos sobre o cultivo de hortas e enfatizou a importância de resgatar práticas agrícolas sustentáveis entre os pequenos agricultores, mostrando que é possível cultivar alimentos de forma simples e acessível. “Utilizamos materiais recicláveis e adubos, garantindo que tudo possa ser feito de forma simples e caseira. A intenção é que a dona de casa possa cultivar os seus próprios alimentos”, explicou Nilma.

A mobilização da comunidade foi feita em parceria com o Cras Rural. A técnica do Cras Camila Flores, atua no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ela explicou que atividades como essa são essenciais para fortalecer os vínculos com a comunidade. “Estamos desenvolvendo atividades com as mulheres, isso é uma forma de fortalecer os vínculos e os laços comunitários, e também possibilita conhecer as necessidades da comunidade”, pontuou Camila.

Durante a ação também foram sorteados brindes para a comunidade, como adubo e sementes para que as moradoras possam iniciar suas plantações. Floriza de Jesus, moradora de Caiçara, participou das atividades e ficou responsável por cuidar do sementeiro que foi plantado durante a oficina. “Amei muito, poder plantar e ter os alimentos naturais de fácil acesso para consumir é muito bom. Vou cuidar da nossa horta com muito carinho”, relatou a moradora.