Neste mês de julho, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão recebendo a palestra “O Mundo do Trabalho Informal – Teoria e Prática: com oficina de cachecol de prego”. A ação é uma iniciativa do programa Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), vinculado à a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes).

Em apenas três horas de oficina, o participante sai com seu cachecol pronto e com a possibilidade de gerar renda durante o inverno. Durante a atividade, além de aprenderem a técnica no tear de prego, também são fornecidas informações sobre custo de produção e valor de venda. “Esta oficina contempla todos os objetivos do programa, como geração de renda, desenvolver o protagonismo, realizar atividades de empoderamento e resgatar a autonomia, considerando as capacidades e potencialidades dos beneficiários”, explicou a pedagoga e instrutora do Acessuas Trabalho, Valéria Oliveira.

Maria de Jesus adorou a novidade

No Cras Nossa Senhora Aparecida, a procura foi grande. Por isso, foram divididos dois grupos de pessoas, como Domingas Maria de Jesus Santos (72), que já faz crochê e aproveitou a oportunidade para aprender uma nova técnica. “Estou achando ótima essa técnica, porque a gente distrai a mente. Estou adorando, uma oportunidade de ganhar um dinheirinho extra neste inverno”, ressaltou Domingas.

Para coordenadora de Renda e Cidadania e gestora do Bolsa Família, Vida Amaral, as oficinas do Acessuas oferecem ao beneficiário do programa Bolsa Família, no próprio território, a oportunidade de complementação de renda. “Nós estamos muito felizes com adesão do público à oficina, porque estamos aproveitando o momento em que eles estão aprendendo a técnica para falar dos serviços ofertados pelo Governo Municipal, na área de Assistência Social, e também oferecer uma oportunidade de melhoria de suas condições de vida”, destacou Vida.

Valéria explicando a Andeson

O público do curso é bem variado e atende a pessoas de todas as idades. Uma delas é Anderson Barbosa Rocha (15), que estuda no turno da noite e aproveitou para participar da oficina. “Esta é minha primeira experiência com trabalho manual, estou aproveitando para aprender e, quem sabe, ganhar dinheiro com ele”, comentou Anderson.

Se quiser saber sobre o dia em que a oficina ocorrerá no Cras da sua região, procure o serviço ou ligue no Acessuas Trabalho: (77) 3429 – 9436.