Notícias
Postado em 27 de setembro de 2017 as 11:41:38
O trabalho de higienização já foi feito na Central de Abastecimento e nas feiras dos bairros Brasil, Alto Maron e Patagônia
A Prefeitura de Vitória da Conquista está levando os mutirões de limpeza às feiras livres da cidade. Nesta terça-feira, 26, uma equipe formada por quase 40 pessoas (entre servidores públicos municipais e funcionários da empresa Torre) esteve mobilizada no Mercado Municipal, onde se realiza a popular “feira do bairro Brasil”.
O trabalho envolveu a higienização geral dos três galpões do mercado, inclusive nos pisos superiores em que há pontos comerciais. Houve varrição, lavagem e retirada de entulho na área externa – neste caso, o serviço foi complementado por um caminhão da Operação Cata-Bagulho, no qual foram depositados objetos como caixas e grades de madeira, recipientes de papelão, garrafas de vidro e de plástico, etc.
Simultaneamente à higienização, parte do grupo passava pelos boxes e conversava com os permissionários sobre noções de educação ambiental. Em geral, eram orientações sobre a importância de se fazer o descarte do lixo nos lugares adequados. Para isso, hoje o Mercado Municipal dispõe de três contêineres grandes e cinco coletores equipados com rodinhas, com capacidade de armazenamento de até 240 litros.
“Muito bom, porque aqui estava precisando. A gente meche com alimentos, e precisa de higiene”, avaliou a comerciante Carmelita Rocha, que há 30 anos mantém uma mercearia num dos boxes do mercado.
“Isso é bom para nós e para o cliente”, afirmou Joãozinho dos Santos, em cujo boxe podem ser encontrados queijos, biscoitos, manteiga, requeijão, goma, farinha e outros alimentos. “Nós, permissionários, fazemos a nossa parte, e a administração dos mercados e das feiras livres faz a parte dela, como tem sido feito aqui. A limpeza, o pessoal se dedica bastante, diariamente. E culmina com esta lavagem que foi feita aqui, hoje”, analisou o permissionário.
‘Saúde pública’ – O mesmo trabalho de higienização já foi feito na Central de Abastecimento, situada na avenida Juraci Magalhães, e nas feiras da Patagônia e do Alto Maron. Até o momento, somente nesses locais, a Operação Cata Bagulho já retirou aproximadamente seis toneladas de entulho.
Na próxima quarta-feira, 27, o mutirão se repete a partir das 8 horas da manhã, nos dois galpões que formam o Mercado de Carnes, logo abaixo do Mercado Municipal do Bairro Brasil. “Temos afirmado sempre que a limpeza pública é um dos suportes da saúde pública”, diz o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia. “E as feiras livres são pontos de encontro da comunidade, em busca de alimentos saudáveis. Daí a saúde pública como o norte da comunidade conquistense”, acrescenta Correia.